Crédito: iStock-gorodenkoff
Estudo da Freshworks revelou que quase metade dos trabalhadores mundiais trocaria de profissão para funções que melhor aproveitam a IA
Uma pesquisa global da Freshworks, companhia líder mundial em softwares empresariais impulsionados por Inteligência Artificial (IA), revelou que quase metade dos profissionais do mundo está disposta a trocar de profissão para carreiras que melhor aproveitam o uso da IA.
De acordo com o levantamento, que entrevistou mais de 4.000 trabalhadores e tomadores de decisão de diferentes departamentos e indústrias nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia, 46% dos trabalhadores consideram a migração para cargos focados em IA.
O estudo ainda revelou que 75% dos trabalhadores afirmam que a IA está melhorando sua carga de trabalho e tornando seus dias mais positivos. Além disso, 38% dos profissionais disseram que a IA já os ajudou a obter um aumento salarial ou uma promoção.
A pesquisa da Freshworks cobriu uma ampla gama de funções — de colaboradores individuais (23%) e gerentes (29%) a executivos (15%) — em departamentos principais, como TI, finanças, vendas, recursos humanos, atendimento ao cliente e marketing.
De acordo com Mika Yamamoto, Diretora de Marketing e Cliente da Freshworks, a pesquisa sugere uma mudança para uma nova fase da IA. ““A IA que prioriza as pessoas não substitui as pessoas, ela trabalha junto delas. Ela pode transformar organizações removendo o trabalho repetitivo e acelerando a produtividade, permitindo que as pessoas façam mais com menos, melhorando a satisfação do cliente e do funcionário. A IA também está liberando tempo e recursos para reinvestimento em inovação e trabalho mais estratégico”, afirma Mika.
IA economiza tempo e restaurou a positividade no trabalho
De acordo com a pesquisa da Freshworks, quase todos os funcionários (98%) disseram que já estão recuperando tempo em seu dia de trabalho por causa da IA, e estão reinvestindo esse tempo de três maneiras: sendo mais produtivos (71%), fazendo um trabalho mais criativo ou complexo (66%) e treinando ou orientando outros funcionários (67%).
38% dos trabalhadores afirmam que nunca seriam capazes de acompanhar a sua carga de trabalho se não fosse pela IA – aumentando para 49% no caso da liderança.
Por essa razão, quase todos (92%) os profissionais desejam direcionar alguma parte de seu trabalho para a IA. A pesquisa da Freshworks ainda mostra que 57% dos funcionários acreditam que a IA nunca eliminará funções, apenas transferirá responsabilidades.
Sobre o AI Workplace Report
A Freshworks conduziu este estudo usando uma pesquisa on-line, preparada pela Method Research e distribuída pela PureSpectrum, entre 4.000 adultos com mais de 18 anos que são funcionários assalariados em tempo integral atualmente trabalhando em cargos administrativos, com 1.000 nos Estados Unidos, 1.000 no Reino Unido e 500 em cada um dos seguintes países: Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia.
Dentro de cada país, a amostra equilibrou funcionários trabalhando em recursos humanos, TI, serviços/suporte ao cliente, finanças/contabilidade, vendas, marketing e departamentos jurídicos, incluindo uma amostra de gerentes ou cargos acima dentro de cada departamento. A amostra também foi equilibrada por gênero, idade e tamanho da empresa, com uma distribuição geográfica internacionalmente representativa de entrevistados.
Sobre a Freshworks
Freshworks Inc, (NASDAQ: FRSH) cria softwares empresariais impulsionados por IA que qualquer pessoa pode usar. Desenvolvidos especificamente para equipes de TI, suporte ao cliente e vendas e marketing, seus produtos são projetados para permitir que todos trabalhem com mais eficiência e para agregar mais valor de impacto imediato nos negócios. Com sede em San Mateo, Califórnia, a Freshworks opera em todo o mundo para atender mais de 68.000 clientes, incluindo American Express, Piracanjuba, Bridgestone, Databricks, Fila, Saint Marche e OfficeMax. Para obter as notícias mais recentes da empresa, visite www.freshworks.com e siga-nos no Facebook, LinkedIn e X.