22 de fevereiro de 2025

Search
Close this search box.

IA usada para evitar o esquecimento de consultas e exames

Foto: Freepik

Empresa de tecnologia desenvolve solução para a área da saúde

O esquecimento de data e hora da consulta médica ou do exame há muito tempo deixou de ser problema a clínicas, hospitais e laboratórios que usam a plataforma Nina, da Nina Tecnologia. Após modernizar o atendimento de mais de 500 empresas com uma solução de inteligência artificial, ela já registrou mais de 30 milhões de confirmações, ajudando a reduzir a ausência de pacientes, um dos principais desafios de empresas que atuam na saúde pública e privada.

Em seu portfólio de serviços está a Plataforma Nina. Ela serve para personalizar a jornada dos pacientes e permite que clínicas, laboratórios e hospitais façam a gestão da comunicação. O sistema foi desenvolvido para manter os contatos existentes, sem a necessidade de recadastramentos e se integra a mais de 30 sistemas de gestão na área da saúde . “O objetivo é facilitar a comunicação e fazer chegar a mensagem ao paciente, utilizando os recursos existentes como WhatsApp, SMS, chamada telefônica, e-mail ou push notification”, explica Roberto Dozol, CEO da Nina Tecnologia. 


Empresas do setor têm observado o quanto a comunicação eficiente é uma importante aliada para sanar desafios de gestão, como o absenteísmo de pacientes, por exemplo. Em se tratando do sistema de confirmação de presença da Nina Tecnologia, o Provida Complexo Médico, de Santa Catarina, viu reduzir em 39% as faltas de pacientes nas consultas e exames desde a parceria, em 2019. O Hospital Fundação Ouro Branco (FOB), de Minas Gerais, também percebeu mudanças. Apenas nos primeiros cinco meses de uso da plataforma, realizou 14,8 mil novos atendimentos e mais de 57 mil confirmações de agenda ou cancelamentos foram convertidos em novas consultas e exames. “Com uma taxa menor de absenteísmo, empresas da saúde conseguem priorizar a gestão, reduzindo buracos na agenda, fila de espera, impossibilidade de encaixes e ociosidade profissional”, completa Dozol. 


Sobre o Absenteísmo

O absenteísmo na saúde compromete a capacidade de marcação de consultas de unidades e dificulta o acesso de pacientes que aguardam por disponibilidade de agenda. As faltas injustificadas de pacientes sem qualquer comunicação prévia em consultas ou exames agendados também compromete a eficiência do serviço público e privado. 


 Segundo levantamentos mais recentes, esquecimento e compromissos em cima da hora refletem as principais queixas das unidades de saúde sobre o absenteísmo de pacientes. “Falamos de um problema que compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao sistema, acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pela unidade mesmo quando o usuário não comparece ao atendimento agendado”, explica Dozol.

Compartilhe:

MAIS LIDAS