04 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Parceria entre Polen e ABREE compensa mais de 8 mil toneladas de embalagens e evita 5 mil toneladas de gases de efeito estufa

Crédito: Freepik

Iniciativa com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos já evitou quase 5 mil toneladas de gases de efeito estufa

A reciclagem de embalagens plásticas tem se tornado um desafio ambiental crítico, mas também uma oportunidade para transformações significativas. Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), publicado em maio de 2023, a poluição plástica global pode ser reduzida em até 80% até 2040 por meio de mudanças estruturais, como o aumento da reutilização, o fortalecimento da reciclagem e a adoção de materiais alternativos. Iniciativas que unem tecnologia e sustentabilidade, como a parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e startup especializada em sustentabilidade e logística reversa de embalagens Polen, têm mostrado como essas soluções podem ser aplicadas na prática, ampliando o impacto positivo da economia circular e mitigando danos ambientais.

Desde novembro de 2024, a colaboração entre as duas instituições já resultou na compensação de 8.172,27 toneladas de embalagens plásticas e de papel, o equivalente ao peso de cerca de 800 ônibus urbanos. Além disso, a iniciativa evitou a emissão de 4.784,94 toneladas de gases de efeito estufa, o que corresponde a tirar mais de mil carros das ruas por um ano. O case reforça o potencial de alianças estratégicas para reduzir o impacto ambiental da indústria e acelerar a transição para uma economia circular.

“Essa cooperação com a ABREE mostra como a tecnologia e o trabalho conjunto podem gerar resultados expressivos na gestão de resíduos e na sustentabilidade. Nosso objetivo é continuar ampliando esses impactos positivos e inspirar outras empresas a adotarem práticas mais sustentáveis”, destaca Renato Paquet, CEO da Polen.

Com o suporte da tecnologia de rastreabilidade desenvolvida pela Polen, a ABREE conseguiu aprimorar significativamente seus processos de logística reversa, garantindo mais eficiência e segurança na compensação de embalagens. O modelo adotado permite o acompanhamento detalhado do ciclo de reciclagem das embalagens por meio de um sistema digital que registra cada etapa do processo. Essa rastreabilidade assegura transparência e confiabilidade, tanto para as empresas quanto para os órgãos reguladores, garantindo que os materiais recicláveis realmente sejam destinados corretamente. 

A cleantech também desenvolve um trabalho com cooperativas, que fortalece a inclusão socioeconômica, assegura conformidade trabalhista e amplia a capacidade operacional dessas organizações, resultando em um processo mais justo e eficiente para todos os envolvidos.

“Para a ABREE, essa colaboração com a Polen representa um passo essencial para melhorar a compensação de embalagens no setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, contribuindo para reduzir o impacto ambiental e fortalecer a economia circular no Brasil”, afirma Robson Esteves, presidente da ABREE.

O case evidencia que iniciativas conjuntas são fundamentais para enfrentar os desafios ambientais e promover soluções inovadoras. O compromisso da Polen e da ABREE reforça a importância da economia circular como caminho para um futuro mais sustentável.

Sobre a Polen:

A Polen é uma cleantech, startup focada em sustentabilidade, dedicada a transformar a cadeia de reciclagem no Brasil através da logística reversa de embalagens. Com uma rede de mais de 200 cooperativas parceiras em todo o país, ela trabalha para neutralizar o impacto ambiental das embalagens, promovendo aumento dos índices de reciclagem. A empresa oferece rastreabilidade completa das operações, garantindo transparência e governança em todas as etapas da cadeia, alinhado ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Saiba mais: https://www.brpolen.com.br/ 

Sobre a ABREE: 

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 52 associados que representam 173 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. 

Saiba mais: https://abree.org.br/ 

Compartilhe:

MAIS LIDAS