Foto: Freepik
Plataforma disponibiliza mais de 5 mil títulos, disponíveis nos formatos ebook, audiobook e minibook, fortalecendo o mercado editorial digital
O Skeelo, plataforma e comunidade de leitura, tem como missão ampliar a distribuição e o acesso a livros para milhares de pessoas. O acervo composto por mais de 5 mil títulos é constituído por meio da parceria com as principais editoras como Companhia das Letras, Grupo Editorial Record, Editora Sextante/Arqueiro, Planeta, Globo Livros, entre outras. Esses títulos são distribuídos em formato digital, no modelo de e-book, audiobook e minibook, ampliando a visibilidade das editoras e autores brasileiros e contribuindo para a formação de novos leitores.
“Desde o início da operação, o Skeelo já distribuiu mais de 11 bilhões de livros. Em 2024, acumulamos mais de 286 milhões de minutos de leitura, com destaque para casos de sucesso como o livro Sem Saída, que foi parte da maratona de leitura coletiva Skeeloween e se tornou o título mais finalizado da história do app”, explica Rodrigo Meinberg, CEO do Skeelo.
Esse engajamento não é por acaso. A curadoria do acervo é realizada por um time multidisciplinar dedicado a melhorar a experiência dos leitores.
Democratização da leitura
O modelo de negócio pioneiro da startup, oferecido como benefício por mais de 150 empresas, como Vivo, Claro, UOL, Sem Parar e Terra, sem custos adicionais aos clientes, beneficia todo o ecossistema do mercado editorial: as editoras, que alcançam novos públicos; empresas parceiras, que entregam valor agregado a seus clientes; e leitores, que têm acesso facilitado a grandes livros, trazendo novo fôlego ao setor livreiro.
“O formato de distribuição é muito simples para o usuário, basta usar o próprio celular, em qualquer lugar, para aproveitar tudo o que o Skeelo oferece. Não é necessário um dispositivo específico para ler ou ouvir os nossos conteúdos. Outro grande diferencial de outros players, é a posse definitiva do livro por parte do usuário. Uma vez que ele ganhou o livro, o arquivo será para sempre dele”, explica o CEO.
Com isso, a empresa consolida o cenário de colaboração entre a plataforma e as editoras, apresenta um modelo sustentável para o mercado e contribui para uma sociedade mais informada, inclusiva e conectada ao poder das palavras. “O discurso que brasileiro não lê é ultrapassado. Olhando para os próximos 5 anos, nós enxergamos um grande potencial de crescimento. A meta é expandir ainda mais o acervo, fortalecer parcerias com editoras e empresas para levar o benefício a um número maior de pessoas, além de investir em tecnologias que aprimorem a experiência do usuário”, conclui.
Sobre o Skeelo
O Skeelo é uma plataforma e comunidade de leitores, que conta com o maior app e a maior rede social de livros do país, o Skoob. São quase 2 milhões de usuários únicos mensalmente e mais de 286 milhões de minutos consumidos em leitura somente em 2024. Por meio de tecnologia, facilita o acesso e a distribuição de mais de 200 mil títulos, aliado à uma comunidade de mais de 150 marcas, como Vivo, Claro, UOL e Sem Parar. Tem como objetivo democratizar o acesso, distribuição de livros e promover transformação social por meio do conhecimento, a empresa entra como um benefício nos planos dessas organizações, que visam facilitar o acesso à cultura a seus clientes.Parceiro estratégico das maiores editoras, o aplicativo é o segundo mais utilizado para a leitura de livros em smartphones e vem garantindo que os leitores descubram o acesso a este benefício. O Skeelo foi destacado pela Forbes como uma das 20 startups em ascensão em 2023 e foi considerado por dois anos consecutivos uma das TOP startups no LinkedIn.