Janahina Cavalcante, dançarina e professora de dança / Crédito da foto: Magali Morais
Realizada pelo Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude, a formação para educadores, agentes culturais e comunitários propõe atividades de consciência corporal, sensibilização artística e mediação cultural
O Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude está com inscrições gratuitas aberta para a oficina “Olhares Sensíveis: A Arte como possibilidade Pedagógica”, que será realizada no dia 25 de abril, das 14h às 17h, no Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (MUNCAB). São 30 vagas direcionadas a educadores, agentes culturais e comunitários, que propõe práticas e exercícios para o desenvolvimento da consciência corporal e espacial do educador; a compreensão e a reflexão da arte como linguagem transversal do currículo escolar; O entendimento e a experimentação do corpo como território de expressão, criação e afeto; a escuta sensível e mediação cultural; Esses conteúdos têm a perspectiva de despertar um olhar mais atento sobre a importância de propostas artísticas na escola.
A oficina é orientada por Poliana Bicalho e Janahina Cavalcante, duas pesquisadoras e profissionais de ampla experiência e atuação nos campos da Arte-Educação e Cultura. As inscrições podem ser feitas através do Sympla neste LINK . Mais informações no instagram @festivalpetiz e no site www.festivalpetiz.com.br
Idealizado por Poliana Bicalho e Renata Berenstein, o PETIZ é um festival multilinguagens realizado em Salvador, que atendeu mais de 10.000 pessoas, promovendo o intercâmbio entre artistas, focando nas possibilidades de diálogos com as crianças e os jovens, para a circulação e ocupação desse público nos espaços culturais; no exercício pleno da cidadania e da democracia cultural. Nesta edição, o Petiz possui o apoio institucional, Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ, École supérieure de théâtre de l’UQAM.
“O projeto Petiz 5ª edição foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.”
Inscrições gratuitas abertas para a Oficina “Olhares Sensíveis: A Arte como possibilidade Pedagógica”
Data: 25 de abril (sexta-feira)
Local: MUNCAB (R. das Vassouras, 25 – Centro)
Horário: 14h às 17h
Público: educadores, agentes culturais e comunitários
Valor: GRATUITO
Atividade com emissão virtual de certificado.
Quantidade de vagas: 30 unidades.
As inscrições podem ser feitas através do Sympla neste LINK
Mais informações no instagram @festivalpetiz e no site www.festivalpetiz.com.br
SAIBA MAIS SOBRE AS ORIENTADORAS
POLIANA BICALHO – Mãe, educadora, pesquisadora e mediadora cultural.
Doutoranda pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade │ UFBA (2021), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas│ UFBA (2016), com pesquisa voltada para o campo da mediação cultural, Especialização em Política e Gestão Cultural│UFRB (2021), graduada em Licenciatura em Teatro│UFBA (2011) e Comunicação Social – Jornalismo│UESB (2008). É coordenadora artístico -pedagógica do PETIZ – Festival de Arte para Infância e Juventude e Gerencia a CRIARE – Projetos Culturais e Educacionais. É integrante do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural (UFBA │ CNPq) e do grupo CRICA: Criar para Crianças: núcleo de estudos das artes e culturas da e para a infância da (UFRB).Professora de teatro da Rede Municipal de Educação de Salvador (BA). Trabalhou como professora no Curso Profissional Técnico Nível Médio em Dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, de (2012│2016) e como Técnica Cultural, no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, com foco nas ações de formação de espectador – Mediação Cultural (2013│2015).
JANAHINA CAVALCANTE – artista da dança, bailarina intérprete, educadora e mãe. As experiências perpassam pelo ensino da dança, produção, gestão e mediação cultural. Mestra em Dança pelo PPGDança-UFBA, com Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança, Graduada em Pedagogia e Dança-UFBA. Estudante de psicopedagogia. Atuou no Projeto Dança para Crianças do Núcleo Viladança, na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia -FUNCEB, foi professora no curso preparatório, nos cursos livres e no curso técnico. Foi coordenadora pedagógica do Curso Técnico em Dança. Esteve como Coordenadora de Dança do estado da Bahia. Atualmente está na assistência da CRIARE Mediações Culturais e Educacionais; professora de Dança na FOCO Usina de Teatro; assistência de coordenação de tutoria online do curso de licenciatura em Dança- EAD/UFBA ; professora da rede municipal de Lauro de Freitas.