18 de abril de 2025

Search
Close this search box.

BNDES anuncia pódio do programa de aceleração e premia cinco startups de impacto em ciclo com mais de 1800 inscritas

Premiação do BNDES Garagem / Divulgação: IQX

IQX é premiada em segundo lugar e se destaca entre as vencedoras pelo foco na circularidade do plástico, apresentando soluções que ampliam a reciclagem de materiais complexos e impulsionam a sustentabilidade no Brasil.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) premiou, na última segunda-feira (15), as cinco startups mais bem colocadas no ciclo 2024 do programa BNDES Garagem, iniciativa gratuita de aceleração voltada a negócios de impacto socioambiental. A cerimônia ocorreu na sede do banco, no Rio de Janeiro, e marcou a conclusão da terceira edição do programa, que recebeu mais de 1800 inscrições.

Foram selecionados 100 negócios em duas categorias – Criação e Tração –, com destaque para as cinco premiadas na categoria Tração: WeCare (saúde), em primeiro lugar; IQX Inove (economia verde e descarbonização), em segundo; Yattó (economia verde e descarbonização), em terceiro; Prol Educa (economia da periferia e educação), em quarto; e Telavita (saúde), em quinto. As vencedoras receberam prêmios entre R$ 60 mil e R$ 150 mil, além de acesso a mentorias, conexões com o ecossistema e suporte estratégico para expansão dos negócios.

IQX é premiada por soluções que impulsionam a circularidade do plástico

Com sede em Valinhos (SP), a IQX é a startup do pódio dedicada à circularidade do plástico com aumento da reciclagem. Fundada em 2011 pelas cientistas Carla Fonseca e Silmara Neves, a empresa desenvolve aditivos químicos que viabilizam a reciclagem de materiais de difícil reaproveitamento, como plásticos multicamadas. Apenas em 2024, suas soluções evitaram o descarte de cerca de 700 toneladas de plástico.

“Estamos muito felizes por ter chegado até aqui! Saímos desse programa ainda mais fortalecidas no nosso propósito”, afirma Silmara. Já para Carla, “a IQX nasceu do nosso desejo de transformar o conhecimento científico em uma força de mudança concreta para o país. E o resultado de hoje é prova que estamos no caminho certo”.

O programa BNDES Garagem é executado pela aceleradora de impacto Quintessa e prevê a aceleração de 400 startups até 2028, por meio de quatro ciclos temáticos voltados ao desenvolvimento sustentável e à inovação com impacto positivo.

Compartilhe:

MAIS LIDAS