19 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Em São Paulo, pesquisadores apresentam os estudos mais avançados no Brasil e na Alemanha sobre IA nas áreas de conhecimento

Foto: Freepik

Durante dois dias, 18 cientistas das maiores instituições de pesquisa do Brasil e da Alemanha falarão sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial na Medicina, Comunicação, Ciência, Engenharia e nos Direitos Civis

São Paulo, 17 de abril de 2025 – De 7 a 8 de maio, das 9h às 17h30, acontece no Auditório da FAPESP, em São Paulo, a 11ª edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, sobre o tema Inteligência Artificial: Promessas, Expectativas e Limitações na Ciência e Sociedade”. Além de trazer a aplicabilidade da Inteligência Artificial (IA) em 21 grandes discussões fundamentadas pelas pesquisas de 18 speakers, o encontro prevê destacar programas de financiamento de pesquisa no Brasil e na Alemanha. A iniciativa é promovida pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A edição tem o propósito central de apresentar a inovação científica da IA e fomentar novas pesquisas desse segmento junto à comunidade acadêmica e às empresas dos dois países. A capacidade do auditório está quase esgotada. Além do encontro presencial,haverá  transmissão ao vivo no YouTube. Durante o evento, acontecerão também palestras de empresas com temas diversos que permeiam a inovação tecnológica e rodadas de pitches de projetos científicos para investidores.

A abertura contará com uma Leibniz Lecture – série de palestras internacionais promovida pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG – Deutsche Forschungsgemeinschaft) – proferida por Elisabeth André, uma das maiores referências globais em inteligência artificial centrada no ser humano. Professora titular da cadeira de Human-Centered Artificial Intelligence da Universidade de Augsburg, ela foi laureada com o Prêmio Gottfried Wilhelm Leibniz, o mais alto reconhecimento da ciência alemã, considerado o equivalente ao “Prêmio Nobel” do país. O prêmio inclui um financiamento de até 2,5 milhões de euros, distribuídos ao longo de sete anos, permitindo liberdade acadêmica e incentivo à pesquisa de ponta. Além de reconhecer a excelência científica, o prêmio destaca o potencial de liderança e inovação com impacto internacional.

Temas

Inteligência artificial na medicina e na saúde

  • Ferramentas de simulação e predição na assistência médica e sua ambivalência ética
  • Aplicação de IA em exames de imagem e previsão de risco de MACE
  • Aprimoramento diagnósticos de ataques cardíacos,  derrames e doenças pulmonares
  • IA na análise de dados de saúde pública para melhor direcionamento de esforços e recursos

Regulamentação dos impactos da inteligência artificial

  • Alfabetização Computacional Crítica (CCL) como estrutura transformadora
  • Requisitos jurídicos e éticos para o controle da inteligência artificial (regulamentação da IA)
  • Responsabilidade civil e ônus da prova

Inteligência artificial nas ciências e engenharias

  • Pesquisa colaborativa entre Brasil e Alemanha em detecção de câncer auxiliada por computador
  • Inteligência de movimento para robôs humanoides e exoesqueletos
  • Implementação de IA nas operações da empresa Robert Bosch
  • Mineração de dados de publicações científicas

Inteligência artificial nas humanidades

  • Regulamentação de IA
  • Como a IA molda nossa subjetividade
  • Uso de grandes modelos de linguagem (LLMs) para fortalecer idiomas indígenas ameaçados de extinção no Brasil 

Speakers

Anderson Rocha (IEEE Fellow)  – Prof. Titular de Inteligência Artificial e Computação Forense Digital no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil.

Christiane Woopen – ocupa a Cátedra Heinrich Hertz de Ética da Vida na Universidade de Bonn e é diretora fundadora do Centro de Ética da Vida. Foi diretora fundadora do Centro de Ética, Direito, Economia e Ciências Sociais da Saúde (Ceres) da University of Cologne – Alemanha.

Christoph Burchard – Fundador do Centro de Estudos Críticos Computacionais (C3S). Ocupa a Cátedra de Justiça Penal Alemã, Europeia e Internacional, Direito Comparado e Teoria do Direito na Universidade Goethe de Frankfurt – Alemanha.

Claudio Pinhanez – Cientista Principal no laboratório da IBM Research no Brasil. Também é Diretor Adjunto do Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP).

Diogo Cortiz – Prof. na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisador no NIC.br. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com bolsa de doutorado pela Université Paris I – Sorbonne. 

Eduardo Zancul –  Prof. de Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Elisabeth André – Prof.ª Titular de Ciência da Computação e fundadora da Cátedra de Inteligência Artificial Centrada no Humano, na Universidade de Augsburg, na Alemanha.

Indra Spiecker – A Prof.ª Dra. iur. Indra Spiecker gen. Döhmann, LL.M. (Universidade de Georgetown), ocupa a cátedra de Direito Público, Direito da Digitalização e Teoria do Direito  University of Cologne – Alemanha.

Jeanette Hofmann – Prof.ª de Política da Internet na Freie Universität Berlin. Coordena o grupo de pesquisa “Políticas da Digitalização” no Centro de Ciências Sociais de Berlim (WZB).

João Paulo Papa – Prof. Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Coordenador do Programa Estratégico em eScience e Data Science da FAPESP.

Juliano Maranhão – Prof. Associado da Faculdade de Direito da USP, Diretor da Associação de Pesquisa em Legislação e Inteligência Artificial, Pesquisador Associado do Centro de Inteligência Artificial USP-IBM e do Centro de Pesquisa em Recriação de Ambientes com Inteligência Artificial, e Pesquisador Associado Alexander von Humboldt.

Katja Mombaur  – Ingressou no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, em

2023 como Professora Titular, Responsável pela Cátedra de Otimização e Biomecânica para Robótica Centrada no Ser Humano e Diretora do Laboratório de BioRobótica.

Matthias Epple – Prof. de Química Inorgânica na Universidade de Duisburg-Essen, onde também atuou como Reitor. Ele participa ativamente de diversos comitês científicos, incluindo o cargo de Vice-Presidente da Sociedade Acadêmica Germano-Ucraniana, o cargo de Presidente do Conselho de Ciência dos Materiais da DFG, o cargo de Presidente do Senado da Universidade de Duisburg-Essen e o de Diretor Científico do Escritório de Ligação para a América Latina da Aliança Universitária do Ruhr, em São Paulo/Brasil. 

Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques – Prof. Associado de Informática Biomédica com cargo efetivo no Departamento de Imagem Médica, Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Renata Mielli – Jornalista; presidente do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Assessora Especial do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; presidente do Conselho Diretor do Núcleo de Informação e Coordenação da Internet no Brasil (NIC.br). É doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Renata Wassermann – Prof.ª Associada do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de São Paulo (USP). Integra o grupo de pesquisa em Lógica, Inteligência Artificial e Métodos Formais (LIAMF).

Thais Gomes de Melo  – Médica endocrinologista, com mestrado e doutorado em

Câncer de Tireoide pela Unicamp.

Willian Pulido Beneducci – Engenheiro sênior de aprendizado de máquina na Bosch, especializado

em inteligência artificial. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Sobre o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo foi inaugurado em 2012 para estreitar os laços entre a Alemanha e o Brasil nas áreas de ciência, pesquisa e inovação. O DWIH São Paulo promove a visibilidade das instituições alemãs destas áreas no Brasil e fomenta a cooperação binacional, sobretudo por meio de evento, estimulando o intercâmbio e a transferência de conhecimento, bem como reunindo pesquisadores e inovadores, entre outros atores do ecossistema de inovação.Serviço:
11th German-Brazilian Dialogue on Science, Research and Innovation: Artificial Intelligence: Promises, Expectations, and Limitations in Science and Society
Data: 7 e 8 de maio de 2025 – 9h30 às 17h30
Local: Auditório da FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa  – São Paulo (SP)
Para programação completa, acesse: https://www.dwih-saopaulo.org/files/2025/04/Programme-11th-German-Brazilian-Dialogue-on-Science-Research-and-Innovation.pdf
Inscrições: https://form.jotform.com/250917983979682

Compartilhe:

MAIS LIDAS