Foto: Divulgação/ Colégio Belo Futuro Internacional
Equipe de alunos de 8 a 10 anos foi a única do Brasil na categoria a receber o Challenge Solution Award na final da First Lego League Explore, em Houston, no Texas
A equipe TechRobots, formada por alunos de 8 a 10 anos do Colégio Belo Futuro Internacional, em São Paulo, recebeu o prêmio Challenge Solution Award na final do torneio mundial First Lego League (FLL) Explore, que aconteceu neste fim de semana em Houston, nos Estados Unidos. Os estudantes foram os únicos representantes do Brasil a conquistar o prêmio por apresentar soluções eficazes para problemas reais.
O reconhecimento destaca equipes que realizaram uma pesquisa aprofundada, desenvolveram uma solução criativa e inovadora e comunicaram seus resultados de maneira eficaz aos juízes e à comunidade. Em 2025, apenas seis equipes em todo o mundo receberam a certificação — e a TechRobots foi a única representante brasileira a conquistar esse feito.
Para chegar até a etapa internacional, os estudantes se destacaram nas fases regional e nacional da FLL Explore. O projeto apresentado inicialmente foi uma porta automática com acesso restrito por cartões, voltada à segurança em eventos. Já para a etapa mundial, a equipe desenvolveu um protótipo de submarino equipado com motores e sensores, pensado para explorar as camadas profundas dos oceanos sem colocar vidas humanas em risco.
“Ver os estudantes entre os seis times mais bem avaliados do mundo é muito gratificante. Eles mostraram que, com muita dedicação, mesmo os mais jovens podem propor soluções que impactam o mundo real”, diz o professor Usame Altintas, que coordena os projetos de robótica do colégio, localizado na Granja Julieta, Zona Sul da capital paulista. A competição mundial da First Lego League Explore contou com a participação de mais de 20 mil equipes em todo o mundo, das quais apenas 40 foram selecionadas para a etapa final.