05 de maio de 2025

Search
Close this search box.

Semana de Estudo e Leitura 2025 reúne arte e inclusão com atividades gratuitas até sexta-feira, 9 de maio, na capital paulista

Em sua 14ª edição, evento oferece programação com atividades presenciais e on-line / Foto: Divulgação

Contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical e bate-papo com escritor são algumas das ações que compõem a programação da 14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, que acontece até sexta-feira, 9 de maio de 2025, na capital paulista. Com atividades gratuitas, presenciais e on-line, a iniciativa integra o Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, instituído pela Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel.

Com o tema “Todas as Vozes, Todas as Histórias”, a Semana de Leitura visa envolver todos os públicos, abordando uma variedade de temas. “O objetivo é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Este ano, estão programadas dezenas de ações, que vão desde contação de histórias até visitas guiadas a bibliotecas e muito mais”, destaca o vereador Eliseu Gabriel.

Atrações para diferentes públicos

Entre as atrações voltadas a diferentes faixas etárias, destaca-se a atividade sensorial de contação de histórias para bebês, que será realizada no dia 6 de maio, às 12h, na Biblioteca do CEU Taipas. Com estímulos sonoros, visuais e táteis, a ação proporciona um momento de afeto, linguagem e descoberta entre adultos e crianças. Já no dia 8, às 14h, a atividade ocupa a Biblioteca do CEU Pinheirinho D’Água, no Jaraguá. 

No dia 7 de maio, às 16h, a Biblioteca Brito Broca promove “Venha Ler ao Pôr do Sol”, uma leitura de contos e poemas com vista para o Pico do Jaraguá. A atividade convida o público a embarcar na leitura como uma verdadeira viagem, em um cenário inspirador.

Dando sequência à programação teatral, no dia 7, às 9h, a Biblioteca Afonso Schmidt, na Vila Cruz das Almas, recebe a peça “O Jogo do Folclore”. A história segue três palhaços que, após enfrentarem o leão Tibério, descobrem uma brincadeira que os leva a contar lendas e mitos utilizando bonecos e muita imaginação.

Voltada ao público da terceira idade, a palestra “Quando Fala o Coração” será realizada no dia 7, às 13h45, na sede da Aprofem (Praça da República, 386 – 9º andar), com a escritora Ana Paula Galvão de Oliveira. A atividade faz parte do Projeto Experiência e Sapiência, coordenado pela professora Andrea Aydar, e aborda a Comunicação Não-Violenta a partir do livro infantil de autoria da palestrante.

O Sesc também recebe ações voltadas à valorização da literatura e à formação de leitores. No dia 7, às 19h30, a unidade Paulista recebe a escritora, poeta e educadora Maria Vilani para a atividade “O Primeiro Passo: escrevendo seu livro”. Com mais de 25 anos dedicados à educação e à literatura, ela compartilha sua experiência sobre o processo criativo e os caminhos para transformar ideias em um livro publicado.

Já no dia 8, no mesmo horário, a unidadePompeia sedia a mediação “Lendo Realezas – Clube de Leitura do Sesc-SP”, com o coletivo Sarau das Pretas. A proposta é incentivar a leitura de obras de autoras negras, reconhecendo e valorizando sua produção literária ainda marginalizada pelo mercado editorial. 

Também no dia 8, a partir das 14h, a programação destaca o Sarau “Verso em Versos”, na Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé. A atração reúne diversas manifestações artísticas que abordam temas das periferias, como cultura popular, urbana, negra, indígena, LGBTQIAP+ e digital. Com foco socioeducativo, o sarau visa aprimorar os processos culturais, fortalecer a autoestima dos moradores periféricos e promover a criação de vínculos sociais.

Ao longo de toda a semana, o público também poderá visitar a exposição “Varal de Poesias”, que estará disponível de 5 a 9 de maio, das 8h às 22h, na Biblioteca CEU Alvarenga, no Balneário São Francisco. 

Visitas guiadas

De 5 a 9 de maio, das 14h às 16h, o Museu da Inclusão, na Barra Funda, recebe a atividade “Introdução à História da Deficiência”, com visita guiada e palestra conduzida pelo historiador Márcio Bustamante. Voltada a profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e ao público acadêmico, a participação exige inscrição prévia pelo e-mail mbcosta@sp.gov.br.

Já o Centro Cultural São Paulo promove visitas guiadas para escolas municipais e, no dia 7 de maio, às 16h, abre a atividade ao público. O roteiro inclui a Biblioteca Louis Braille, a Gibiteca Henfil e obras de Alfredo Volpi. A participação requer inscrição prévia pelo link https://forms.gle/5jXY2jmTq6QucwvKA e confirmação por e-mail da equipe educativa.

No mesmo dia, às 14h, a Biblioteca Mário de Andrade recebe, em visita guiada brincante, crianças de 5 e 6 anos do CEU Cemei José Bonifácio, em sua primeira experiência em uma biblioteca.

Atividades virtuais

Entre os destaques da programação virtual estão duas lives com autores consagrados. No dia 7, às 12h, a escritora e ilustradora Eva Furnari participa de uma transmissão ao vivo pelos canais da Semana no YouTube e Facebook. Vencedora de várias edições do Prêmio Jabuti, Eva é autora de obras que encantam crianças e adultos, como o clássico “Felpo Filva”, um dos livros infantis mais vendidos do Brasil.

No dia seguinte, 8 de maio, no mesmo horário, é a vez do autor Marcos Martinz. Conhecido pelos livros “O Diário da Loira do Banheiro” e “Até que a Morte nos Ampare”, ele participa de um bate-papo sobre literatura e saúde socioemocional na infância e adolescência.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento

instagram.com/estudo_leitura 

 facebook.com/estudoeleitura 

 youtube.com/estudoeleitura 

Compartilhe:

MAIS LIDAS