15 de maio de 2025

Maio Roxo: nutricionista explica a importância da dieta anti-inflamatória

Foto: Freepik

Maio Roxo marca o mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, condições que afetam diretamente a qualidade de vida de milhares de pessoas. Além do tratamento médico, a alimentação tem papel essencial no controle da inflamação e no alívio dos sintomas. 

Segundo Carla Fiorillo, nutricionista e Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, adotar uma dieta anti-inflamatória pode ser um caminho importante para reduzir crises e melhorar o bem-estar de quem convive com essas doenças.  “Os alimentos que escolhemos todos os dias influenciam diretamente a saúde intestinal. Em casos de doenças inflamatórias, evitar ultraprocessados, açúcar e glúten podem fazer muita diferença, assim como priorizar alimentos naturais, ricos em fibras solúveis e compostos anti-inflamatórios”, explica Carla. 

Confira os alimentos aliados da saúde intestinal 

Frutas vermelhas, cúrcuma e gengibre – Têm ação antioxidante e anti-inflamatória comprovada. 

Azeite de oliva extravirgem – Rico em compostos fenólicos – são pelo menos 30 compostos – que ajudam a modular a inflamação. 

Vegetais verdes escuros – Alimentos como couve, espinafre e rúcula são fontes de fibras e micronutrientes que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal, . 

Probióticos e prebióticos naturais – Presentes em alimentos como kefir, chucrute, banana verde e alho, ajudam a manter a saúde intestinal. 

Peixes de água fria (salmão, sardinha) – Fontes de ômega-3, reconhecido por sua potente ação anti-inflamatória. 

“Além da alimentação, é fundamental identificar gatilhos individuais e respeitar as fases da doença. Em momentos de crise, é indicado que a dieta seja mais leve, com menos fibras insolúveis. Por isso, o acompanhamento profissional é indispensável”, orienta Carla. 

A suplementação com Ômega-3, glutamina, curcumina e probióticos específicos pode auxiliar na recuperação da mucosa intestinal e no controle da inflamação. Produtos com formulações limpas, sem aditivos artificiais, são preferíveis para quem busca equilíbrio digestivo. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS