Foto: Divulgação
Encontro iniciou com uma mensagem de Papa Francisco sobre a importância da cultura na formação dos jovens
O segundo dia do Congresso das Universidades Ibero-Americanas, que ocorre na PUC-Rio, teve como objetivo discutir o tema: “O Cuidado da Casa Comum: biodiversidade e tecnologia”. Em um vídeo exibido na abertura, Papa Francisco falava sobre a importância da cultura na formação dos jovens. “Não se pode formar meninas e meninos de laboratório. É necessário ajuda-los a ter uma interlocução com a cultura”, decretava o Sumo Pontífice.
Na conferência de abertura, Rafaela Diegoli, do Instituto Tecnológico de Monterrey; Maria Eugenia Garcia Moreno, da Universidade Mayor de San Andrés; Esther Sánchez, da Universidade Nacional de Cuyo, e Alejandro Guevera, da Universidade Ibero-Americana da Cidade do México, abordaram temas como: a transferência de tecnologia, políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, o impacto da tecnologia na biodiversidade, sabedoria dos povos originários integrada à tecnologia e a biodiversidade e pensamento sustentável como a verdadeira mudança cultural.
O reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., afirma que o objetivo do Congresso é reunir pessoas e formular uma mensagem que faça uma proposta concreta de soluções climáticas:
“Temos aqui diversas universidades que estão comprometidas com a questão climática do planeta. A partir da orientação que recebemos do Papa Leão XIV, confirmamos a mensagem de pedir que se negocie ou se converta a dívida dos países pobres em créditos de biodiversidade, ou seja, seria a conversão do dinheiro da dívida externa em investimentos na própria biodiversidade, uma ação que ajudaria o mundo todo”, afirma.
O Congresso das Universidades Ibero-americanas – Os 10 anos da Laudato Si’ Preparatório para COP30: Dívida Ecológica e Esperança Pública, organizado pela RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum), é sediado na PUC-Rio, de 20 a 24 de maio.
O encontro reúne mais de 200 líderes de 150 universidades públicas e privadas da América Latina e Caribe, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Canadá, e tem como objetivo debater as ideias que serão levadas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém (PA).