Crédito: Pexels / Divulgação Faculdade Baiana de Direito – NPJ
Procura por informações aumentou após episódio de Vale Tudo. Núcleo da Faculdade Baiana de Direito atende gratuitamente famílias de baixa renda em Salvador
Na última semana, a novela Vale Tudo (TV Globo) exibiu uma cena em que a personagem Lucimar, interpretada por Ingrid Gaigher, entra na Justiça para cobrar pensão alimentícia do ex-marido. A cena repercutiu fora das telas e gerou uma aumento de 300% na procura por informações e atendimentos relacionados ao tema, segundo informações da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
O caso revelou não apenas o impacto da teledramaturgia sobre questões sociais, mas também a carência de acesso a informações jurídicas por parte da população, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Temas como pensão alimentícia, regulamentação de visitas e direito de família tiveram alta significativa nas buscas online, indicando uma demanda reprimida por orientação adequada em todo o país.
É neste cenário que se destaca o papel de instituições como a Faculdade Baiana de Direito, que há anos desenvolve ações voltadas ao acesso à Justiça por meio do seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
O NPJ funciona como uma atividade de extensão universitária, com foco em atendimentos jurídicos gratuitos à população carente de Salvador, voltados especialmente para pessoas que recebem até três salários mínimos. O carro-chefe das demandas atendidas são ações de fixação de alimentos (pensão alimentícia) e regulamentação de visitas, que ocupam boa parte dos atendimentos realizados no local.
“Essas são questões urgentes do cotidiano de muitas famílias. A novela teve o mérito de despertar a atenção para um direito fundamental. E o nosso papel é justamente transformar essa consciência em acesso real à Justiça”, explica o advogado e professor de Prática Jurídica da Faculdade Baiana de Direito, Thiago Agostinho.
Os atendimentos no NPJ acontecem às terças-feiras e às quintas-feiras das 14h às 18h, sendo realizados por estagiários da instituição de ensino, previamente selecionados por processo interno, sempre sob supervisão de professores e advogados experientes. Além das causas de família, o Núcleo também atua em demandas como Direitos Reais, Trabalhistas, Previdenciárias, Consumidor, Sucessões, etc.
Para ser atendido pelo NPJ da Faculdade Baiana de Direito, basta fazer um prévio agendamento através do telefone: 71 3205-770 ou whatsapp: 71 99910-3321 e comparecer no dia e horário marcados para triagem e encaminhamento das ações cabíveis.
A Faculdade Baiana de Direito entende que educação jurídica e cidadania caminham juntas. Para além da formação técnica, a instituição tem como missão formar profissionais sensíveis às desigualdades sociais e engajados na transformação da realidade por meio do Direito.
Serviço
Faculdade Baiana de Direito – NPJ
Atendimento jurídico gratuito para população de Salvador com renda de até 3 salários mínimos.
Agendamento: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h através do telefone: (71) 3205-7708
Áreas atendidas: Direito de família (pensão alimentícia, regulamentação de visitas), previdenciário, trabalhista, consumidor, sucessões, direitos reais, entre outros.