22 de dezembro de 2024

Search
Close this search box.

No Mês da Árvore, Ibema Florestal lança projeto de reflorestamento estratégico no Paraná

Foto: Divulgação / Ibema Florestal

Ibema surge como fonte de insumos, absorção de CO2 e desenvolvimento do setor de árvores plantadas

A fim de fomentar o desenvolvimento do setor de árvores plantadas no Brasil, a Ibema anuncia uma novidade que marca o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro: a plantação massiva de árvores de reflorestamento no interior do Paraná. “O reflorestamento de árvores de eucalipto e pinus ficou estagnado nos últimos anos. Por isso, inauguramos a Ibema Florestal, que nasce com o propósito de preservar e fomentar essas espécies no estado”, explica a diretora de Supply Chain da Ibema, Irlene Demeneck.

Para a companhia, esse é um grande passo, não só por fornecer um importante insumo para a região de Turvo, mas especialmente por se tratar de uma iniciativa significativa de recuperação econômica da atividade florestal na região. “O Paraná tem potencial e terras em abundância para conviver em harmonia com os diversos setores do agronegócio, além de garantir o equilíbrio ambiental e sustentável para a economia local”, aponta a diretora.

A primeira área destinada para esse fim foi adquirida em maio de 2022. São 2,2 mil hectares, onde serão plantadas 1,9 milhão de mudas, próximo ao município de Turvo (PR). Trata-se de uma fazenda de pasto, cujo solo foi recuperado e adaptado para o plantio de árvores, iniciado em setembro. Foram necessários ainda investimentos em infraestrutura para o preparo das estradas e do solo.

“Além de sermos certificados FSC, temos um profundo respeito pela natureza e seu impacto nos setores sociais, ambientais e econômicos”, pondera Irlene.

Em todo o processo, desde a escolha da semente até a colheita, são seguidos rigorosos padrões estabelecidos pelo FSC. “Contamos com parceiros de negócio reconhecidos pela sua competência e que nos ajudam no desenho da estratégia de formação do ativo florestal e sua gestão.”

Além do investimento já realizado, a Ibema planeja trabalhar também com o sistema silvipastoril, que combina o uso estratégico de árvores, pastagens e gado, um cultivo que já é praticado na região em perfeita harmonia com a mata nativa da fazenda e que tem trazido ótimos resultados.

A plantação de pinus, eucalipto e outras espécies gera cerca de US$ 10,3 bilhões para o saldo da balança comercial brasileira (2019), de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Além disso, o setor de árvores plantadas absorve cerca de 1,88 bilhão de toneladas de CO2eq¹ da atmosfera todos os anos, contribuindo para a mitigação do aquecimento global.

Em breve, mais informações sobre esse importante investimento da Ibema!

#Ibema #ESG #Florestal #Papelecelulose #Ibá #FlorestasPlantadas

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 150 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Compartilhe:

MAIS LIDAS