Foto: Bruno Concha / Secom
Reportagem: Priscila Machado / Secom
A Fundação Cidade Mãe (FCM) promove, nesta sexta-feira (19), a capacitação inicial para adesão ao Serviço Família Acolhedora (SFA), iniciativa que visa acolher, de maneira provisória, crianças de 0 a 6 anos em situação de risco e que foram afastadas de suas famílias de origem por medida protetiva determinada judicialmente. O acolhimento é feito por famílias voluntárias e residentes da capital baiana.
Nesta edição, pessoas interessadas terão a oportunidade de conhecer melhor o serviço, que acolhe vidas e transforma pessoas, e a sua base legislatória. Haverá duas turmas: uma pela manhã, das 8h30 às 12h30, e outra à tarde, das 13h30 às 17h. Qualquer pessoa que deseje conhecer melhor o serviço pode participar.
Atualmente, três famílias estão inscritas no SFA e já estão fazendo o acolhimento. Nos últimos dois anos, 15 crianças já foram acolhidas pelo serviço. Após os trâmites para se tornar uma família acolhedora, uma equipe técnica do programa, composta por psicólogos e assistentes sociais, fica responsável por prestar apoio, capacitação e acompanhamento da vida da criança na família voluntária, além da sua reintegração.
A coordenadora do SFA, Edileide Antonino, ressalta a importância do cuidado familiar para o desenvolvimento na infância. “Por muito tempo, no Brasil, as crianças em situação de vulnerabilidade eram acolhidas somente em instituições. Porém, de acordo com a nossa legislação, as pessoas que integram essa fase especial da vida têm direito à vida familiar e comunitária. Isso torna preferencial o acolhimento em família, inclusive porque sabe-se dos prejuízos no desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo e social de uma criança que cresce privada da convivência familiar. Toda criança precisa de amor, carinho, proteção e atenção da família”.
Legislação – O Serviço Família Acolhedora está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é uma ação coordenada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania. Em Salvador, ele é regulamentado pela Lei Municipal 9.015/2016 e foi implantado em agosto de 2019 pela FCM, órgão vinculado à Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Mais informações sobre o serviço podem ser acessadas no site www.familiaacolhedora.salvador.ba.gov.br ou obtidas por meio do telefone (71)3202-2428.