28 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Conecta Bahia libera internet gratuita em cinco praças de Itabuna

Foto: SECTI / Daniel Thame

Serviço está disponível nas praças José Bastos, Rio Cachoeira, Otávio Mangabeira, Alice Monteiro e Piedade

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) entregou, no dia 1º de junho, em Itabuna, mais cinco pontos do Conecta Bahia, programa que oferece gratuidade de internet nas praças públicas dos municípios baianos. O Wi-Fi está disponível  nas praças José Bastos, Rio Cachoeira e Otávio Mangabeira, no centro da cidade, Alice Monteiro, no bairro Santo Antônio, e Piedade, no bairro Califórnia. A solenidade contou com as presenças do prefeito de Itabuna Augusto Castro e da chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), Mara Souza, além de secretários municipais, vereadores e lideranças da comunidade.

Para a chefe Gabinete da Secti, Mara Souza, a relevância do Conecta Bahia está na oferta de gratuidade para uma parcela da população em situação de vulnerabilidade. “Esse programa atende aquelas pessoas que precisam se comunicar com familiares e amigos, mas também empreender, ter acesso a materiais didáticos e acesso a conteúdos informativos”, afirmou.

O prefeito Augusto Castro comemorou a parceria entre os poderes públicos estadual e municipal, o que permite a atração de programas como o Conecta Bahia. “Esse projeto é fundamental no processo de inclusão social e a parceria com o Governo do Estado vai beneficiar milhares de pessoas que terão nas praças públicas um instrumento de universalização do acesso à internet. Itabuna é um polo de comércio, saúde, educação superior e serviços que recebe cerca de 50 mil pessoas por dia, que serão impactados positivamente pelo Conecta Bahia”.

Para os frequentadores das praças que passam a contar com o Wi-Fi gratuito, a ação é um importante apoio no acesso à internet. O estudante de Administração Vinicius Sampaio, que tem aulas numa faculdade em frente à Praça José Bastos, disse que será possível “acessar conteúdos de universidades do Brasil e do mundo numa internet mais rápida, além de melhorar a comunicação com colegas de outras cidades. O Wi-Fi gratuito é ótimo não apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade”.

A consultora de vendas Miriam Guedes afirmou que “esse projeto permite que possamos conectar com os nossos clientes e ampliar os negócios, receber através de PIX e estar sempre antenado com o que acontece no nosso país e no mundo”. O Conecta Bahia conta com 375 praças em mais de 180 municípios, totalizando um  investimento de R$ 11,2 milhões.

Compartilhe:

MAIS LIDAS