Foto: Divulgação Projeto Portas Abertas / ASID Brasil
Iniciativa identifica sonhos, habilidades e potencialidades de estudantes e propõe desafio de transformação social
Potencializar a inserção no mercado de trabalho e fortalecer a cultura da diversidade, diminuindo barreiras socioeconômicas. Esse é o objetivo da iniciativa gratuita Portas Abertas, desenvolvida pela ASID Brasil e pelo Instituto BrasilAgro, para desenvolver jovens com e sem deficiência que residem em Correntina (BA) e cursam o oitavo e o nono ano do Ensino Fundamental
“Para que a sociedade se torne mais inclusiva, é importante que existam metodologias de desenvolvimento escolar acessíveis. O Portas Abertas pretende auxiliar jovens com e sem deficiência em uma fase chave para um futuro sustentável. Outro aspecto importante do projeto é a implementação de tecnologias sociais fora dos grandes centros. A proposta do projeto é fazer com que as metodologias de impacto cheguem em cidades geograficamente mais afastadas das capitais”, ressalta Matheus Garcia, diretor de Novos Negócios da ASID Brasil.
O ambiente escolar é um local que vai muito além da exposição de conteúdos de matrizes curriculares. É nele que os estudantes aprendem sobre respeito, convívio em sociedade e constroem sua visão de mundo. “Qual o seu sonho?”, “Já pensou em qual caminho seguir após a finalização da etapa escolar?”, “Qual profissão você irá escolher?” e “Como conseguir emprego ou abrir seu próprio negócio?”. Essas são algumas das perguntas que serão trabalhadas ao longo do projeto.
A Solução Portas Abertas selecionará 92 participantes do município e iniciará no dia 17 de julho. A iniciativa é guiada por uma metodologia socioprofissional, na qual a ideia não é encaminhar jovens para processos seletivos, mas fortalecer seus conhecimentos para que iniciem seus próprios caminhos no mercado de trabalho. O projeto adota dois eixos temáticos: soft skills e hard skills, trabalhando tanto competências técnicas quanto comportamentais. O formato de desenvolvimento será modular e os alunos irão mergulhar em temáticas que os auxiliarão a ingressar no mercado de trabalho ou empreendedorismo de maneira mais competitiva.
Projeto de transformação social
Além da formação técnica e emocional, os alunos terão um papel relevante para a construção de uma sociedade mais inclusiva para as pessoas com deficiência no município. O desafio final deles será utilizar o conteúdo da formação para elaborar um projeto de transformação social que torne suas escolas mais inclusivas.
“Ao falarmos sobre as singularidades de cada um presente no projeto, estaremos também dando início ao tema da inclusão e às maneiras como cada um, em sua particularidade, contribui para a sociedade. Ao final do projeto, os alunos irão desenvolver um trabalho que intitulamos de ‘soluções inclusivas’, propondo melhorias e/ou adaptações arquitetônicas ou atitudinais que auxiliem na inclusão da pessoa com deficiência dentro do espaço escolar”, observa Thais Carniel, gerente de projetos da ASID Brasil.
Nesta etapa, realizada no mês de outubro, devem ser elaboradas 10 soluções inclusivas por grupos compostos por oito a 10 estudantes. A carga horária total das aulas e do projeto de transformação social é de 80 horas. Aqueles que concluírem o Portas Abertas receberão um certificado em um evento que contará com a presença de familiares e de pessoas fundamentais da iniciativa.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura da cidade de Correntina e da Secretaria Municipal de Educação de Correntina.
Inscrições
Para participar do Portas Abertas em Correntina (BA), é necessário preencher este formulário até 12 de julho.
Mais informações:
Locais das aulas:
Turma 01 – Escola Municipal Anisia Silva Moreira
Turma 02 – Escola Municipal Anisia Silva Moreira
Turma 03 – Escola Municipal Anisia Silva Moreira
Turma 04 – Escola Municipal São Rafael
Dúvidas: (41) 99914-1439
Programação
Turma 01 – Escola Anísia – Manhã
Turma 02 – Escola Silvania
Turma 03 – Escola Anísia – Tarde
Turma 04 – Turma on-line
Sobre a ASID Brasil A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Atua desde 2010 com 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina. Mais informações: https://www.asidbrasil.org.br