Foto: Freepik
No mês do Orgulho LGBTQIAP+, empresa anuncia reembolso para parte das despesas de colaboradores que desejam alterar documentação
A Alpargatas reembolsará os custos relacionados às retificações de nome e/ou gênero nas documentações dos seus colaboradores transgêneros. A iniciativa está ligada às ações da empresa para o mês do Orgulho LGBTQIAP+, mas passa a valer como um benefício definitivo para todas as pessoas transgêneras e travestis colaboradoras da empresa a partir do próximo ano.
“Esta ação vai muito além do caráter financeiro. Estamos facilitando o acesso a um direito fundamental para as pessoas trans e travestis da Alpargatas. A retificação é importante também para gerar um ambiente de trabalho realmente inclusivo e acolhedor para todas as pessoas. Isso minimiza constrangimentos ao não deixá-las vulneráveis por terem em seus documentos nomes diferentes de como se apresentam socialmente.”, afirma Zezé De Martini, Diretora Global de Sustentabilidade e Reputação da Alpargatas.
O processo para retificação do nome e/ou gênero pode variar um pouco de acordo com o estado e órgão responsável pelo registro civil. O primeiro passo costuma ser reunir algumas certidões e documentos atualizados, como a Certidão de Nascimento, para depois dar início à solicitação de Retificação, que pode ser feita em cartório de registro geral desde 2018. A partir disso, será possível solicitar uma nova via atualizada de diversos documentos, como RG, CPF, Carteira de Habilitação, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Passaporte, entre outros.
“O apoio à retificação de nome é uma das ações promovidas pela Alpargatas, que conversa diretamente com outras, como o nosso programa Alpa TRANSforma, nossa cartilha de diversidade, equidade e inclusão, além de talks e conteúdos informativos com foco na inclusão da comunidade LGBTQIA+. Além disso, fazemos um acompanhamento com as pessoas trans e mantemos uma agenda de treinamentos com as lideranças sobre o tema”, completa Zezé De Martini.
Antônio Sami de Oliveira Brito, Analista Sênior de Diversidade e Inclusão da Alpargatas, comenta: “Aqui na Alpa, temos o compromisso em ser o melhor lugar para todas as pessoas e, para isso, é importante considerar os diferentes desafios que os grupos sub representados enfrentam. O benefício para as pessoas trans e travestis da Alpargatas tem o objetivo de facilitar o processo, afinal, todos nós temos o direito de sermos reconhecidos e registrados de acordo com quem de fato somos. Esperamos ser exemplo para outras organizações que também estão na jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão.”
Além do novo benefício, a Alpargatas contratou 8 pessoas transgêneras no mês de junho para a fábrica de Santa Rita. Todas elas participaram dos cursos de capacitação do Alpa TRANSforma, projeto idealizado pela Alpargatas em 2021, que já realizou sua segunda edição em 2022 nos municípios de Santa Rita e Campina Grande, na Paraíba.
Sami explica que a maioria dos alunos são pessoas trans e travestis negras em situação de vulnerabilidade social e em situação de evasão escolar. O programa tem duração de três meses, com formações que compõem necessidades do mercado de trabalho, como aulas de português, matemática, redação, elaboração de currículos e preparação para entrevistas. Também é oferecida uma ajuda de custo para os alunos.
Sobre a Alpargatas
A Alpargatas é a maior empresa de calçados brasileira com atuação global. Com 116 anos de história, é dona da Havaianas, marca de estilo de vida, líder em calçados abertos, e de 49,3% da Rothy’s, marca digital norte-americana de calçados sustentáveis, e é dona da Ioasys empresa tech de inovação e transformação digital. A Alpargatas comercializa seus produtos em mais de 130 países e atua diretamente em mais de 20 países. Com uma cadeia de suprimentos vertical, a Alpargatas possui quatro unidades fabris no Brasil e mais de 11 mil colaboradores em todo o mundo. Acompanhe a Alpargatas no LinkedIn e no Instagram – @alpargatas.