Evento acontece no dia 21 de julho, na sede da ONG PRÓ-MAR, em Mar Grande (Ilha de Itaparica) e pelo canal do Youtube
Com o objetivo de fomentar a articulação entre pesquisadores e instituições que desenvolvem ações voltadas à conservação e restauração de recifes de coral, a ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, realiza no próximo dia 21 de julho, das 8h30 às 17h30, em sua sede, localizada na Avenida Vital Soares, 13, Ilhota – Mar Grande e pelo Youtube (https://www.youtube.com/@ongpro-mar7894), o I Workshop de Restauração de recifes de coral do Projeto Mares. Os interessados em participar devem efetuar a inscrição através do preenchimento do formulário on-line disponível no link https://abre.ai/gq5Y, até o dia 20 de julho. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Tendo como tema “Restauração de recifes de coral: desafios e oportunidades” o evento terá duração total de 8h, com abertura feita pelo fundador e diretor presidente da PRÓ-MAR, Zé Pescador, que é também o coordenador geral do Projeto Mares. A programação conta com um total de cinco palestras conduzidas pela bióloga, doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Karina Martins, pelo professor doutor Guilherme Longo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e por Rudã Fernandes, CEO e fundador da Biofábrica de Corais. Além destes, Ian Vinicio Lopes de Souza, do projeto Corais de Maré e pelo professor doutor Carlos Werner Hackradt, do Projeto Budiões.
“O intercâmbio científico traz em si um grande poder formativo para aqueles que participam, sejam integrantes de núcleos acadêmicos ou da sociedade em geral, principalmente quando pensamos em ações que envolvam a ciência cidadã. Buscamos com este evento contribuir para a criação de possibilidades para fomentar interlocuções e formar grupos de referência no trato da fauna dos recifes de coral”, destaca Karina Martins.
O evento contará com certificação de 8 horas para o público participante. Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO:
8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura Oficial
Palestrante: Zé Pescador
9h30 às 10h30 – PRÓ-MAR
Tema: O Projeto Mares e a restauração do Recife das Pinaúnas
Palestrante: Karina Martins
10h30 às 11h – Intervalo
11h às 12h – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Tema: Bases ecológicas para a restauração marinha
Palestrante: Professor Drº Guilherme Longo
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h30 – Biofábrica de Corais
Tema: Restauração de corais e economia azul, a abordagem Biofábrica de Corais
Palestrante: Rudã Fernandes
14h30 às 15h30 – Corais de Maré
Tema: Acelerando o crescimento do coral Millepora alcicornis para maior eficiência em restauração de recifes de corais
Palestrante: Ian Vinicio Lopes de Souza
15h30 às 16h– Intervalo
16h às 17h – Projeto Budiões
Tema: Áreas Marinhas Protegidas como ferramenta para a restauração ecossistêmica dos recifes de corais.
Palestrante: Carlos Werner Hackradt
17h às 17h30 – Agradecimentos e encerramento
CONHEÇA OS PALESTRANTES:
Zé Pescador – Fundador e Diretor presidente da PRÓ-MAR, coordenador geral do Projeto Mares, vem atuando ao longo dos anos com projetos que visam a conservação do ambiente marinho articulado com a conservação dos povos tradicionais que vivem do mar. Como CEO da Carbono 14, coordenou o Projeto Corais de Maré, o primeiro projeto socioambiental com vistas à restauração de recifes de coral na Baía de Todos os Santos.
Karina Martins – Bióloga, doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA), atua no Projeto Mares como coordenadora científica, realizando formações e orientando ações com vistas à restauração de recifes de corais.
Guilherme Longo – Biólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutorado no Georgia Institute of Technology nos Estados Unidos. Atualmente é professor no Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolve atividades de pesquisa e divulgação científica na área de ecologia marinha apoiado pelo Instituto Serrapilheira. Sua pesquisa atual foca nos impactos das mudanças globais sobre os recifes brasileiros e as atividades de divulgação científica são voltadas ao uso de mídias sociais e parcerias com mergulhadores recreativos desenvolvendo ciência-cidadã através da plataforma #DeOlhoNosCorais.
Rudã Fernandes – possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. É CEO e fundador da Biofábrica de Corais, startup brasileira voltada para a restauração ativa de corais. Hoje empenha esforços no escalonamento e engajamento de mais pessoas nas ações de restauração, principalmente via a consolidação do programa de turismo regenerativo implementado em Porto de Galinhas, Ipojuca em 2022.
Ian Vinicio Lopes de Souza – Graduando em oceanografia Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) Integrante do projeto: “Desenvolvimento de técnicas de restauração de recifes de corais com foco em aceleração de crescimento do coral de fogo Millepora alcicornis.”
Carlos Werner Hackradt – Bacharel e licenciado em Biologia (UFPR), mestrado em Ecologia & Conservação (UFPR) e doutorado em Biologia Marinha (Universidade de Murcia, Espanha). Atualmente é Professor Adjunto junto à Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Ecologia marinha, com ênfase em Conservação das Espécies Animais abordando os seguintes temas de interesse em pesquisa: ecologia funcional de comunidades marinhas; ecologia da paisagem marinha aplicada a conservação; mobilidade de peixes recifais, efeitos ecológicos e biológicos das áreas marinhas protegidas; ecologia de ecossistemas aplicada a recifes de corais.
SERVIÇO:
O quê: I Workshop de Restauração de recifes de coral do Projeto Mares
Quando: 21 de julho, das 8h30 às 17h30
Onde: Na sede da ONG PRÓ-MAR, localizada na Avenida Vital Soares, 13, Ilhota, em Mar Grande – Ilha de Itaparica e pelo Youtube (https://www.youtube.com/@ongpro-mar7894)
Quanto: Gratuito
Inscrições até o dia 20 de julho, no link https://abre.ai/gq5Y