Em 2023, o NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, celebra 16 anos de transformação social por meio da música. As comemorações acontecerão nos dias 22 e 23 de julho no Parque do Queimado, sede do programa. A entrada é gratuita.
Nos anos anteriores, os aniversários do NEOJIBA costumavam ser festejados no dia 20 de outubro, em referência à data da primeira apresentação pública do programa, em 2007. A partir de 2023, a data de referência passa a ser 20 de julho, quando o NEOJIBA foi oficialmente lançado pelo governador Jaques Wagner, no Teatro Castro Alves.
Uma das razões para a mudança é que em julho o programa também comemora a inauguração da sua primeira sede, o Parque do Queimado, na Liberdade, que este ano completou 4 anos de requalificação.
No sábado (22), os festejos começam às 17h, com apresentações dos grupos musicais dos núcleos Pirajá, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Cordas Dedilhadas, além do Coro Infantojuvenil e das orquestras Pedagógica Experimental e Castro Alves, que encerram o primeiro dia de evento.
No domingo (23), às 11h, o público poderá ouvir o recital “Música para Alma”, com o fundador e diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, na sala principal do Parque do Queimado.
Serviço
Aniversário de 16 anos do NEOJIBA
Local: Parque do Queimado (R. Saldanha Marinho, 10-32 – Liberdade, Salvador – BA, 40323-010)
Sábado (22), a partir das 17h, com grupos musicais dos núcleos Pirajá, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Cordas Dedilhadas, além do Coro Infantojuvenil e das orquestras Pedagógica Experimental e Castro Alves
17h – Coro Infantojuvenil com integrantes do Núcleo Cordas Dedilhadas
17h40 – Grupo de Percussão do Núcleo Pirajá
18h – Banda do Núcleo Nordeste de Amaralina
18h20 – Banda do Núcleo Bairro da Paz
18h45 – Orquestra Pedagógica Experimental
19h15 – Orquestra Castro Alves
Domingo (23), às 11h, recital “Música para Alma”, com o fundador e diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro.
Entrada gratuita
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.