Mara Edith Pó Mac Kay Dubugras Machado, coordenadora e docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Zumbi dos Palmares; Afonso Abelhão, presidente da APP Brasil e José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares / Crédito da foto: Alê Oliveira
Parceria entre a associação e a Universidade Zumbi dos Palmares cria agência experimental que une formação prática, inovação e inclusão racial
A APP Brasil (Associação de Profissionais de Propaganda) inaugura nesta sexta-feira (9), o HUB APP+Zumbi, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de ensino sem fins lucrativos focada na inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior. Lançado às vésperas de 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil, o projeto reforça a luta por acesso à igualdade de oportunidades, especialmente em setores ainda marcados pela exclusão racial. O lançamento acontece com um café da manhã de boas-vindas no campus da universidade, em São Paulo. O novo espaço funciona como um HUB experimental de publicidade, voltado à formação prática dos estudantes, conectando o ambiente acadêmico à realidade do mercado de comunicação.
O HUB tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, a capacitação técnica e atuação em projetos reais, conectando-os a profissionais do setor por meio de mentorias, workshops, desenvolvimento de campanhas e participação em projetos institucionais. A agência será gerida por alunos da Zumbi, com supervisão e apoio direto da APP, em um modelo que preza pela autonomia estudantil, a experimentação e a construção coletiva.
Segundo a pesquisa Diversidade e Inclusão na Indústria da Comunicação, realizada pela APP Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, apenas 38% dos profissionais da publicidade se autodeclaram pretos ou pardos, embora representem mais de 56% da população brasileira. Em cargos superiores, apenas 12% das lideranças na comunicação são negras, e 51% das pessoas pretas dizem não ver representatividade racial nas agências em que trabalham. Além disso, 64% relatam ter presenciado atitudes discriminatórias no ambiente profissional.
Idealizado pelo ex-presidente da APP Brasil, Silvio Soledade, em parceria com o reitor José Vicente e a professora Mara Edith Machado, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Zumbi dos Palmares, o projeto é conduzido atualmente pelo presidente Afonso Abelhão. “Este projeto já vem sendo desenhado há algum tempo pelo Silvio com a universidade, e agora ganha vida com a participação ativa dos nossos estudantes. Ele nasce da convicção de que é preciso romper barreiras estruturais e abrir espaços concretos de desenvolvimento e visibilidade para jovens pretos na comunicação”.
Para a professora Mara Edith Pó Mac Kay Dubugras Machado, coordenadora e docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Zumbi dos Palmares, o HUB é uma oportunidade que os alunos terão para se destacarem e promoverem uma experiência para o crescimento profissional. “A oportunidade que essa parceria já tem trazido para os estudantes da Zumbi se resume numa palavra, o protagonismo, ou seja, criar caminhos e iniciativas para a própria evolução profissional”, explica a docente.
Iniciativas do HUB APP+Zumbi
Entre as primeiras iniciativas do HUB APP+Zumbi estão a criação do selo “Diversidade SIM”, voltado à valorização de ações inclusivas no mercado publicitário, e a oferta de novos cursos que promovem formação crítica e técnica. A programação inclui uma pós-graduação EAD em Compliance no Antirracismo e dois cursos de extensão: um em Publicidade Antirracista nas Empresas, no Esporte e na Comunicação e outro em Engenharia de Áudio.
Segundo José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, o selo é uma realização inovadora e de enorme valor, que se configura como um instrumento fundamental para ajudar o mercado publicitário. “O selo ‘Diversidade SIM’ vai provocar uma transformação, e, com essa ferramenta, passamos a ter meios concretos de auxiliar o ecossistema como um todo, para aperfeiçoar, evoluir e torná-lo um ambiente verdadeiramente aberto à pluralidade, à diversidade, às diferenças e ao acesso igualitário de negros e brancos”.
O HUB nasce com uma identidade visual própria. A proposta de logomarca apresentada à equipe, como referência inicial para desenvolvimento dos alunos, carrega símbolos profundos: um emblema com grafismos étnicos que remetem à ancestralidade africana e à resistência cultural; a forma de pin de geolocalização, representando o território onde ideias e culturas se encontram; e uma composição tipográfica que une APP e Zumbi dos Palmares em equilíbrio de forças. As cores azul, vermelho e dourado refletem modernidade, energia e herança histórica. “Trata-se de um logo que celebra o futuro sem esquecer suas raízes, com visual contemporâneo, funcional e carregado de significado. Uma bandeira que se levanta por inovação com identidade”, completa Afonso Abelhão.
Educação e Desenvolvimento
A área de Educação e Desenvolvimento Profissional da APP Brasil é considerada um dos pilares de toda a atuação da entidade. Liderada pelo vice-presidente Luiz Carlos Corrêa, a área promove cursos, palestras, eventos e ações de networking voltados ao aprimoramento técnico e à aproximação entre profissionais da publicidade e o ambiente acadêmico. “A APP Brasil também tem representatividade na subcomissão estabelecida na elaboração das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Publicidade e Propaganda, mantendo atento olhar para sua aprovação. Somos uma equipe de profissionais do mercado e voluntários nessa jornada de construção e desenvolvimento de conhecimento na APP Brasil”, destaca Luiz Carlos Corrêa, vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Profissional da entidade.
O lançamento do HUB APP+Zumbi também marca um passo importante dentro da nova estrutura institucional da APP Brasil, que acaba de inaugurar sua Vice-Presidência de ESG — liderada por Cris Pereira Heal. “A iniciativa consolida e amplia o legado da área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) da associação, reforçando o compromisso com uma atuação mais integrada, que conecta os pilares social, ambiental e de governança a ações concretas de transformação do setor da comunicação”, complementa ela.
Educação, inclusão e valorização
Para o reitor, José Vicente, o HUB representa uma evolução natural da missão institucional: “Essa parceria materializa uma agenda que defendemos há mais de 20 anos, a construção de um Brasil mais justo, que reconhece e valoriza o talento da juventude negra. Estamos levando nossos estudantes do banco escolar para o centro das decisões criativas, com protagonismo, respeito e dignidade.”
Desde sua fundação, a Zumbi dos Palmares é referência em educação inclusiva, com mais de 50% de suas vagas voltadas a estudantes negros, currículo inovador e políticas de incentivo à permanência e à empregabilidade. O HUB, nesse contexto, representa mais que uma parceria. É um território de construção de futuro, onde estudantes, profissionais e instituições se encontram para promover uma comunicação mais plural, ética e inclusiva.
Sobre a Zumbi dos Palmares
A Universidade Zumbi dos Palmares é uma instituição de ensino sem fins lucrativos focada na inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior. Seu compromisso principal é criar um ambiente propício para debater a diversidade social, tanto local quanto globalmente.
Inaugurada em 2003, a universidade é pioneira na América Latina por sua dedicação à inclusão de pessoas negras no ensino superior. Ela oferece um espaço de debates que abrange desde temas acadêmicos até manifestações culturais, todos permeados pela questão étnico-racial.
Seus cursos preparam profissionais para assumir posições destacadas em empresas, organizações públicas ou privadas, incentivando também o empreendedorismo e a inovação social. Além disso, a instituição busca não apenas consolidar o acesso de negros ao ensino superior, mas também promover o desenvolvimento cultural, social, econômico e político desses grupos.