Foto: Pixabay
Cerimônia de entrega dos diplomas de menção honrosa está marcada para as 10h no Salão Nobre
A Câmara dos Deputados entrega nesta quarta-feira (30) o Prêmio Brasil Mais Inclusão, edição de 2022. A premiação homenageia empresas, órgãos da União, dos estados e dos munícipios, entidades da sociedade civil ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. O evento, promovido pela 2ª Secretaria da Casa, será às 10h, no Salão Nobre da Casa.
A premiação destaca entidades e pessoas que priorizam os valores básicos da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade e do bem-estar da pessoa humana.
Os vencedores em cada categoria são:
• Mérito Darci Barbosa, concedido a personalidades e entes federados – União, estados e municípios:
-Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega (RJ)
– Joel Lídio Faustino (MS)
– Leandro de Andrade Carvalho (AL)
– Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (RO)
– Wolf Vel Kos Trambuch (SP)
• Mérito João Ribas, concedido a empresas, ONGs e OSCIPs:
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto Nacional (TO)
– Associação Nacional de Equoterapia (DF)
– Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (MG)
– Novo Ser – Acessibilidade Plena e Inclusão Social (RJ)
– Vila São José Bento Cottolengo (GO)
Darci Barbosa e João Ribas
Personagens que dão nome à premiação, Darci Barbosa e João Ribas são referências no trabalho de inclusão de pessoas com deficiência.
Nascida no município mineiro de Nova Era, Darci era professora e fisioterapeuta. Desde 1985, quando ingressou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pará de Minas como voluntária, sempre trabalhou para que as pessoas com deficiência intelectual conquistassem autonomia e vida digna.
Darci também atuou como assessora técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência do Governo de Minas Gerais e participou da implantação da rede estadual de assistência à saúde da pessoa com deficiência, possibilitando o credenciamento das Apaes mineiras ao SUS.
O antropólogo e doutor em ciências sociais João Ribas nasceu em São Paulo e, ainda bebê, foi diagnosticado com mielomeningocele, malformação que evita o fechamento da coluna vertebral.
Em razão da deficiência, Ribas usava prótese ortopédica e cadeira de rodas para locomoção. Ribas é referência na literatura sobre a inclusão profissional e social de pessoas com deficiência. É ainda fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social, destaque no campo da empregabilidade de deficientes no Brasil.
Serviço
Evento: Entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão 2022
Data: 30 de novembro (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados Mais informações: página do Prêmio Brasil Mais Inclusão