Foto: Freepik
Lançamento ocorre a poucos dias do aniversário de dez anos do documento; Guia é referência internacional na promoção da alimentação adequada e saudável
O Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) lançou, no dia 21, uma campanha publicitária nacional para difundir os conhecimentos, informações e recomendações contidos no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa tem o objetivo de aproximar a população ao documento, que é referência nacional e internacional em políticas públicas de promoção da alimentação adequada e saudável.
Acesse a página da campanha: www.guiaalimentar.org.br
Com o mote “Feche o pacote e abra a o guia”, a campanha do Idec mostra maneiras fáceis e práticas de transformar a relação com os alimentos e com o próprio ato de comer. As peças, que vão circular ao longo de um mês nas redes sociais, também chamam atenção para hábitos que podem causar problemas de saúde, como é o caso do consumo de produtos alimentícios ultraprocessados.
“O Guia foi inovador e determinante para promover um novo olhar para a alimentação saudável, ao priorizar os alimentos in natura e minimamente processados e reforçar a importância de uma cultura alimentar conectada com a nossa riquíssima tradição e diversidade gastronômica”, explica Mariana Ribeiro, nutricionista e analista de pesquisa do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec. “É fundamental que as pessoas se reconheçam nos conteúdos do Guia, inclusive porque várias de suas recomendações passam por práticas e alimentos que a gente utiliza há muitas gerações”, completa.
Os vídeos e banners da campanha convidam a população a visitar um site especial sobre o Guia, onde é possível encontrar dicas práticas de como incorporá-lo na rotina, acessar conteúdos e notícias relacionados e assinar o Tá na Mesa – uma newsletter semanal distribuída gratuitamente pelo Idec que traz conteúdos exclusivos sobre alimentação saudável.
10 anos de Guia Em 5 de novembro de 2024, o Guia Alimentar para a População Brasileira completa 10 anos e as evidências científicas da última década nos mostram que o seu conteúdo continua atual. O documento, publicado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), elenca diretrizes para promover a alimentação adequada e saudável e se tornou uma referência internacional de política pública nesse âmbito.