25 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

#CarreirasComFuturo: empresas se juntam em movimento para apoiar o desenvolvimento de carreira de profissionais negros

Foto: Freepik

#CarreirasComFuturo: empresas se juntam em movimento para apoiar o desenvolvimento de carreira de profissionais negros

  • Grupo Boticário e Vivo se juntam a Gerdau, iFood, Itaú Unibanco, LinkedIn, Nubank e Vale para compartilhar boas práticas, novas ideias e aprendizados para impulsionar ambientes de trabalho mais inclusivos no Brasil 
  • Nova pesquisa realizada pelo LinkedIn aponta que 93% dos profissionais negros acreditam que existem barreiras para que alcancem posições de liderança

São Paulo, 7 de novembro, de 2023 – O Grupo Boticário e a Vivo se unem a Gerdau, iFood, Itaú Unibanco, LinkedIn, Nubank e Vale na segunda fase do movimento #CarreirasComFuturo, lançado em maio de 2023 para difundir iniciativas de diversidade e inclusão (D&I), focando no desenvolvimento de carreira e no pertencimento dos profissionais negros no mercado de trabalho brasileiro. No dia 13 de novembro, as empresas vão se reunir novamente em um evento para compartilhar informações sobre programas de D&I com foco no avanço da carreira desses profissionais, pensando em soluções para as barreiras identificadas em uma nova pesquisa do LinkedIn, que revela que 93% dos profissionais negros no Brasil enfrentam obstáculos para alcançar  cargos de liderança.

As empresas estarão juntas para promover o intercâmbio de melhores práticas para fortalecer seus projetos internos e compartilhar aprendizados com outras organizações, para que isso ajude no desenvolvimento de iniciativas com foco em inclusão e diversidade racial, visando diminuir a disparidade entre as lideranças e mais representatividade.

Profissionais negros no Brasil e as barreiras para alcançarem cargos de liderança

Em sua mais recente pesquisa, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, identificou uma correlação entre as barreiras identificadas por profissionais negros para alcançar cargos de liderança e os obstáculos que as empresas enfrentam ao implementar iniciativas de diversidade e inclusão. Do ponto de vista dos profissionais, o racismo estrutural (49%) e uma cultura organizacional predominantemente branca (37%) ainda são uma realidade que dificulta a ascensão a cargos de liderança, mas não são os únicos obstáculos. Os entrevistados também revelam que muitos ambientes de trabalho ainda não valorizam a diversidade e a inclusão (42%) e são resistentes à mudança (44%), apesar dos esforços recentes das empresas para promover melhorias. Eles também destacam a falta de compreensão por parte dos funcionários/liderança (30%) como as principais razões pelas quais as organizações não implementam ações afirmativas para o avanço na carreira de profissionais negros.

A pesquisa também identificou soluções que podem contribuir para auxiliar os profissionais negros a avançar em suas carreiras. De acordo com os entrevistados, as empresas precisam implementar políticas transparentes de diversidade e inclusão (45%) e criar programas específicos de desenvolvimento de liderança para profissionais negros (36%) para ajudar a superar essas barreiras. Para auxiliar os funcionários negros a se prepararem melhor para as oportunidades, as empresas podem oferecer acesso a programas de educação e treinamento (45%), realizar revisões contínuas das estratégias de recrutamento e promoção (34%), recompensar os líderes que promovem a diversidade e a inclusão dentro de suas organizações (33%) e promover programas de mentoria, conectando líderes seniores com profissionais negros em ascensão (36%). Outra solução que pode beneficiar uma ampla gama de colaboradores são opções de trabalho mais flexíveis, para ajudar a equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais (34%).

“Igualdade de oportunidades é a base de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e sustentável, e precisamos reconhecer e trabalhar para eliminar as barreiras que historicamente limitaram a progressão na carreira de profissionais negros. Ao fazer isso, abrimos portas para diferentes perspectivas e experiências que enriquecem nossa cultura corporativa e impulsionam a inovação. É por isso que estamos felizes em fazer parte do movimento #CarreirasComFuturo, para aprender e contribuir para que mais portas sejam abertas” diz Rosanna Durruthy, Vice-Presidente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento no LinkedIn, que participará do evento.

As iniciativas das empresas da aliança incluem mentorias e capacitações 

O segundo evento da série “Pertencimento e Liderança” apresentará programas impulsionados pelas empresas da aliança que se conectam às ações identificadas na pesquisa, buscando promover mais representação racial na liderança, incluindo programas de educação/treinamento, desenvolvimento e mentorias. O evento acontecerá no dia 13 de novembro, na sede do LinkedIn, em São Paulo.

  • Grupo Boticário: Rony Santos, Gerente Sênior de Diversidade e Inclusão, compartilhará informações sobre seu programa de apoio emocional, social e mentoria para líderes negros.
  • iFood:  Mariane Siqueira, Diretora de Pessoas e D&I e Davi Venancio, especialista de D&I vão apresentar o “Potencializar”, programa de desenvolvimento e valorização de carreiras de profissionais negros que estão próximos aos primeiros cargos de liderança.
  • Itaú Unibanco: Ana Paula Cassimiro, coordenadora de Diversidade e Inclusão, ex-participante de iniciativas focadas na liderança negra, vai trazer insights de programas do pilar “Evolução”, programa de desenvolvimento Empower Black Women to Senior Leadership e Connected Leaders Academy for Black Leadership Development.
  • LinkedIn: Rosanna Durruthy, vice-presidente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento do LinkedIn, compartilhará mais sobre o programa Catalyst Leadership focado no desenvolvimento de líderes de grupos raciais sub-representados, e Ana Claudia Plihal, Diretora de Soluções de Talentos do LinkedIn, será a anfitriã.
  • Nubank: Helena Bertho, Diretora Global de Diversidade e Inclusão, e Diego Raymundo, Gerente de Diversidade e Inclusão, vão falar sobre o “D&I Academy Hub” – compartilhando boas práticas para a construção dos conteúdos como parte da estratégia de D&I.
  • Vale: Fernanda Castanheira, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Vale, apresentará uma iniciativa chamada “Potencializando Talentos Negros”, um esforço educacional para acelerar o desenvolvimento das pessoas e oferecer treinamento aos empregados negros.
  • Vivo: Regina Silvestre, Gestora Sênior de Cultura, Diversidade e Inclusão, falará sobre o Programa Raça em Foco: Formação da liderança e Compromisso, que tem o objetivo de acelerar ainda mais a representatividade desse público e ter os gestores como aliados no processo de transformação.

Todas as empresas interessadas em assistir à transmissão ao vivo podem se inscrever neste link. Os resultados da pesquisa e as iniciativas discutidas na primeira fase do movimento podem ser encontradas aqui

Cursos gratuitos no LinkedIn 

Para ajudar ainda mais empresas e profissionais a darem passos significativos em direção à inclusão e diversidade, o LinkedIn está disponibilizando cursos do LinkedIn Learning de forma gratuita com legenda em português até dia 31 de outubro de 2024: 

Parceria com organizações do terceiro setor 

Além disso, o LinkedIn selecionou ONGs brasileiras, como o Instituto Semear – uma ONG focada em estudantes universitários de baixa renda – como beneficiárias do programa LinkedIn Ad Grants. O programa oferece consultoria gratuita de publicidade e marketing para organizações sem fins lucrativos focadas na igualdade racial e de gênero, oportunidades econômicas para profissionais superarem barreiras ao emprego e sustentabilidade ambiental.

Metodologia da pesquisa

O Linkedin contratou a YouGov para realizar um estudo sobre as experiências profissionais no Brasil. Os dados foram coletados por meio do painel proprietário da YouGov de 30/08 a 13/09. Os entrevistados qualificados eram profissionais formais com mais de 18 anos no Brasil, não considerando trabalhadores autônomos. Funcionários de meio período e integral em qualquer setor eram elegíveis. Um total de 1.117 entrevistas foram realizadas com profissionais negros, representando cerca de 56% dos entrevistados qualificados. YouGov projetou cotas de amostra para garantir representação adequada em todas as faixas etárias, tanto entre negros quanto não negros

*O dado ultrapassa 100% porque foi extraído de uma questão de múltipla escolha

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 900 milhões de usuários, sendo deles 63 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, Truss, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 18 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.  

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 83 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo. Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile – líder global em marketplaces móveis.

Sobre o Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e 70 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 23ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999. 

Sobre o Nubank

O Nu nasceu em 2013 com a missão de lutar contra a complexidade para empoderar pessoas diariamente, reinventando os serviços financeiros. Somos uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais no mundo, servindo mais de 90 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Em nossa posição de liderança, usamos tecnologia proprietária e práticas inovadoras para criar novas soluções e experiências financeiras para indivíduos e PMEs. Tudo que entregamos é simples, intuitivo, conveniente, de baixo custo, empoderador e humano. Guiando-nos sempre por nossa missão, estamos contribuindo para aumentar o acesso financeiro na América Latina.

Sobre a Vale

A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação nos cinco continentes. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.

Sobre a Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com mais de 112 milhões de acessos (2T23) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (39%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (2T23). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

MAIS LIDAS