Fotos: Fernando Gomes
Do grupo Pasta em Casa, a Casa retorna às origens com uma culinária afetiva e herança familiar
A tradição da culinária líbano-mediterrânea está de volta para casa. Após dois anos e com passagem pelo Horto Florestal, a Casa Chálabi será reinaugurada no Rio Vermelho, no dia 22 de abril. O restaurante retorna à Rua Professora Almerinda Dultra, 67, onde também funciona há 13 anos o tradicional restaurante italiano Pasta em Casa, comandado pelo chef Celso Vieira. O espaço está renovado, mas a proposta é a mesma: servir comidas que honrem as raízes libanesas, tão presentes na vida da também sócia-proprietária Valeska Chálabi Calazans através de seus avós. A cozinha afetiva que carrega a tradição familiar poderá ser saboreada de terça a domingo, das 11h30 às 22h.
Experiências gastronômicas nunca são apenas sobre a comida servida nos pratos e a Casa Chálabi, do grupo Pasta em Casa, é a prova disso. Ao longo dos últimos meses, uma equipe dedicada trabalhou em todos os detalhes para que o novo ambiente, com assinatura da Play Arquitetura, mantenha a tradição e o design já conhecidos dos seus clientes mais fiéis. Na semana de reinauguração, a casa sugere que se faça reserva para garantir a melhor experiência através do telefone 71 3037-3272.
Cada refeição servida carrega a história de uma família de imigrantes que sempre teve em seu DNA a paixão pela cozinha. “Com o chef Celso à frente, trouxemos à mesa receitas de família, tecidas com paixão e dedicação, em um preparo artesanal, quase que bordado à mão, do mesmo jeito que fizemos nesses 13 anos de história com o Pasta em Casa”, conta Valeska.
O retorno ao Rio Vermelho, onde tudo começou, traz de volta os pratos mais tradicionais do cardápio. É o caso da kafta preparada com cordeiro, pasta de alho poró, limão siciliano e tomilho, que acompanha tomate, pão italiano, coalhada seca com páprica defumada e manjericão – um dos mais pedidos no restaurante.

A releitura do tradicional arroz sírio com lentilha e cebola, o mjadra de galinha caipira, além dos queridos kibes e esfihas e da moussaka de cogumelo, versão vegetariana do prato grego, também integram o menu, que abre espaço para novidades.


O horário de funcionamento será a partir das 11h30, mas a Padoca do Pasta em Casa abrirá de terça a domingo a partir das 9h para quem desejar comprar itens de fabricação própria como massas frescas e molhos ou tomar um café da manhã completo.
Retorno às origens
Mais do que um lema para o restaurante, o “Da nossa família para a sua” é a definição da culinária tradicional e afetiva servida na Casa Chálabi. A união ao redor da mesa recheada de pratos típicos sempre marcou os encontros na casa de Tuffi e Violeta, avós de Vasleska. Aos 19 anos, Tuffi fugiu do Líbano em busca de uma vida melhor do Brasil. Foi aqui que conheceu a mulher da sua vida, Violeta, que aprendeu com a sogra os segredos por trás das esfihas, quibes e pães ázimos. Lado a lado, o casal progrediu e criou os oito filhos.
O retorno para o bairro onde tudo começou, em Salvador, é, portanto, mais uma demonstração do valor dado às tradições. “Faltava um árabe no Rio Vermelho, que concentra o melhor da gastronomia em Salvador”, ressalta o chef Celso Vieira, que comanda os restaurantes do grupo Pasta em Casa ao lado de Valeska Chálabi Calazans. A volta para o Rio Vermelho também atende aos pedidos dos clientes, que preferem saborear o menu com iguarias árabes no endereço onde elas começaram a ser ofertadas. Como um bom filho que retorna para casa, o restaurante traz de volta sua cozinha afetiva e memórias familiares para o bairro mais amado de Salvador.

Sobre a Casa Chálabi
O restaurante de cozinha líbano-mediterrâneo do grupo Pasta em Casa começou a operar em junho de 2021, em formato delivery durante a pandemia. A Casa Chálabi foi criada a partir das memórias culinárias e afetivas de Valeska Chálabi Calazans, que já comandava há dez anos o restaurante de gastronomia italiana, ao lado do chef Celso Vieira. O menu retoma as tradições dos avós de Valeska, Tuffi e Violeta. Enquanto o avô Tuffi se tornava grande comerciante no interior de Minas Gerais, Violeta vendia quitutes para ajudar no orçamento familiar e educação dos filhos. A cozinha libanesa, que aprendeu com a mãe de Tuffi, enchia as mesas nos encontros de domingo da família.
Serviço
O que: Inauguração Casa Chálabi
Local: Rua Professora Almerinda Dultra, 67 – Rio Vermelho
Quando: 22 de abril (terça-feira)
Horário de funcionamento: Das 11h30 às 22h, de terça a domingo
Mais informações: https://www.instagram.com/casachalabi/ Reservas: 71 3037-3272