04 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Centro de Formação da Vila anuncia live que vai discutir caminhos para uma educação antirracista

Foto: Freepik

Iniciativa contará com a participação de Tiago Rogero, criador do “projeto Querino” e dos podcasts “Vidas Negras” e “Negra Voz”

São Paulo, fevereiro de 2025 – O Centro de Formação da Vila, instituição que faz parte da Bioma Educação, promove, no próximo dia 25 de fevereiro, uma live sobre a importância do estudo da história do Brasil a partir de uma perspectiva afrocentrada.

A iniciativa, chamada “Contribuições do Projeto Querino para repensar a escola: a importância do olhar afrocentrado”, contará com a participação do jornalista Tiago Rogero. Correspondente do jornal The Guardian na América do Sul e criador dos podcasts “Vidas Negras”, “Negra Voz” e “projeto Querino”, Rogero é autor do livro “projeto Querino: um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil”, obra que explora com profundidade o caminho da diáspora africana na construção do Brasil.

A live, que contará ainda com a participação de Silvane Silva, Lisângela Kati do Nascimento, Fábio Conceição e Bianca Laurino, formadores da trilha “Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista”, oferecida pelo Centro de Formação da Vila, buscará debater as contribuições do projeto Querino para a educação antirracista nas escolas.

Pontos como as contribuições negras para a história de nosso país, a perspectiva afrocentrada e sua colaboração para a construção de uma educação antirracista, entre outros, serão tratados na live, que é gratuita e está com as inscrições abertas.

Sobre o projeto Querino
O projeto, que teve início em 2020 e contou com entrevistas, viagens e pesquisas para entender o Brasil e sua história, trouxe à tona questões como o fato de o Brasil ter nascido da escravidão com a exploração do conhecimento e do trabalho dos indígenas, primeiramente, e depois dos africanos e dos seus descendentes. O projeto também aborda o cenário atual no contexto de temas como a lei de cotas para estudantes de escolas públicas nas universidades federais, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, que gerou uma grande discussão sobre o acesso à educação de qualidade de estudantes negros.

Serviço

Live: “Contribuições do Projeto Querino para repensar a escola: a importância do olhar afrocentrado”.

Com: Tiago Rogero, jornalista, correspondente do jornal The Guardian na América do Sul, criador do “projeto Querino” e dos podcasts “Vidas Negras” e “Negra Voz”

Quando: 25.02, das 19h às 20h

Onde: No canal de Youtube do Centro de Formação da Vila

Inscrições: Acesse aqui

Valor: Encontro online e gratuito.

Sobre o Centro de Formação

O Centro de Formação foi fundado em 1980, junto com a Escola da Vila, com dois objetivos principais: formação continuada da equipe pedagógica e oferta de cursos para escolas públicas e privadas. Desde a década de 80, produz, compartilha e dissemina reflexões e conhecimentos didático-pedagógicos derivados das contribuições da psicologia e pedagogia contemporâneas e das práticas desenvolvidas pelos profissionais da Escola da Vila. Nos últimos anos, com o grupo de escolas contemporâneas da Bioma Educação – Escola Parque, Fórum Cultural e Centro Educacional Viva (RJ), Escola da Vila, Escola Viva e Escola Mais (SP), Escola Balão Vermelho (MG), Colégio Apoio (PE) e Escola Autonomia e Dual International School (SC), o Centro de Formação ampliou sua equipe de formadores e seu repertório de experiências e práticas.

Sobre a Bioma Educação  
Companhia de capital aberto, com ações (BIED3) negociadas no Bovespa Mais, a Bioma Educação é uma das principais empresas de educação privada do país. Com foco no ensino básico, tem o propósito de oferecer educação de qualidade por meio de escolas divididas em três linhas: contemporâneas, escolas bilíngues e as de qualidade com valor acessível. 

Tem hoje cerca de 10 mil alunos em suas 23 unidades, distribuídas em cinco estados do país sob 12 marcas: Escola da Vila (SP), Escola Viva (SP), Escola Mais (SP), Escola Parque (RJ), Centro Educacional Viva (RJ), Fórum Cultural (RJ), Escola Balão Vermelho (MG), Escola Autonomia (SC), Dual International School (SC) e Colégio Apoio (PE), além do Intergraus, cursinho pré-vestibular localizado em São Paulo, e do Centro de Formação da Vila, uma escola de formação de professores que atua e é referência em todo o Brasil. A companhia baseia-se na geração de valor para toda a comunidade escolar apoiada nos pilares de qualidade de ensino, solidez financeira, excelência operacional, sustentabilidade e governança.    

Compartilhe:

MAIS LIDAS