Christopher Joell-Deshields é um defensor apaixonado dos direitos LGBT+ (Foto: Divulgação / Pride in London)
A convite do British Council, Christopher Joell-Deshields, CEO da maior parada LGBT+ do Reino Unido, acompanhará a tradicional celebração pela diversidade na capital paulista para promover um intercâmbio entre as Paradas do Orgulho LGBT+ dos dois países
São Paulo (SP), 31 de maio de 2024 – A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que terá apoio institucional do British Council como fruto de uma parceria construída nos últimos anos, contará na sua programação com um encontro inédito. A convite da organização britânica, Christopher Joell-Deshields, CEO da Pride in London – a maior parada LGBT+ do Reino Unido e o terceiro maior evento ao ar livre em Londres –, estará presente na tradicional celebração pela diversidade na capital paulista, que acontece neste domingo (2), assim como em outros eventos paralelos nesta semana.
O objetivo é enaltecer o intercâmbio cultural entre os dois países, especialmente no campo da luta pela igualdade, além de contribuir para os debates que farão parte da programação oficial da Parada LGBT+ desse ano, cujo tema é “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+”.
No dia da Parada LGBT+, na Avenida Paulista, Christopher e representantes do British Council (Tom Birtwistle, Diretor no Brasil, Rafael Ferraz, Head de Artes Brasil, e Giovana Abreu, Gerente de Artes) subirão juntos em dois trios elétricos. No Trio de Abertura/Organizadores de Parada, a organização britânica fará um breve discurso de abertura. Já no Trio 11 – Burger King, Philip Morris, 3M, British Council, serão realizadas apresentações artísticas com a participação da DJ britânica Abba Cashier e das brasileiras Spice Drags para performances ao som de hits britânicos que celebram a liberdade.
A Pride in London é uma organização vibrante e dinâmica que conta com a paixão e o compromisso de funcionários e voluntários que têm a promoção da igualdade e da diversidade como objetivo comum. Como organização sem fins lucrativos, todos os fundos excedentes da entidade são reinvestidos na comunidade LGBTQ+, para apoiar iniciativas e campanhas que visam promover maior inclusão e aceitação.
A Parada LGBT+ paulistana sempre chamou a atenção da London Pride pelo seu alcance global na promoção da diversidade e por ser uma das maiores do mundo. Desde a sua primeira edição, em 1997, o tradicional evento já atraiu mais de 4 milhões de pessoas e foi até mesmo incluído no “Livro dos Recordes” (“Guiness Book”).
Diante dessa conexão e sinergia em potencial, o British Council, dedicado a promover relações culturais e oportunidades educacionais entre o Reino Unido e diversos países, pretende estabelecer um intercâmbio entre as paradas no Brasil e no Reino Unido. Foi nesse contexto que a organização britânica viabilizou a visita do CEO da London Pride.
Nascido e criado na ilhas Bermudas e atualmente morando no Reino Unido, Christopher Joell-Deshields é um defensor apaixonado dos direitos e da inclusão LGBT+, com um histórico de liderança nos setores governamentais e do terceiro setor. Como CEO da Pride in London, Christopher tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o impacto da organização dentro e fora do território britânico.
A participação da Pride in London na Parada LGBT+ de São Paulo é parte das parcerias do Ano da Cultura Reino Unido-Brasil que antecipam o calendário oficial 2025-26. Com essa iniciativa, o British Council promove grandes atividades culturais que buscam dar visibilidade às diversas formas e expressão cultural que conectam os dois países.
Agenda pela diversidade
“Nossa parceria com a Parada LGBT+ de São Paulo, que se iniciou em 2020 ainda no contexto da pandemia, e a importante presença do CEO da London Pride visam fortalecer a promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade de direitos como parte das relações entre Brasil e Reino Unido. Queremos explorar um intercâmbio permanente e duradouro entre as Paradas do Orgulho LGBT+ dos dois países, para além de São Paulo e Londres”, diz Rafael Ferraz, Head de Artes do British Council no Brasil.
British Council e London Pride estarão juntos também na 23ª Feira Cultural da Diversidade, na quinta-feira (30), no Memorial da América Latina. O evento, marcado pela conexão cultural entre Brasil e Reino Unido no campo da diversidade, também contará com a DJ britânica Abba Cashier ao lado de músicos da banda “La Belle é POC” e das Spice Drags. Todos celebrarão ao som de hits britânicos de Elton John, Petshop Boys, George Michael, Erasure, Queen e Spice Girls.
Na sexta-feira (31), no primeiro dia do Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT+, Christopher participará de um painel ao lado de Andrea Covarrubias, integrante do movimento LGBT+ Guadalajara Pride, realizada na capital do estado de Jalisco, no México. No dia seguinte, já no encerramento do encontro, o British Council oferecerá um almoço para promover interações e networking para cerca de 100 convidados, incluindo organizadores de paradas LGBT+, instituições do setor e entidades governamentais.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2022-23 atingimos 600 milhões de pessoas.
#EnglishTeaching#BritishCouncilTeaching