Foto: Pixabay
O cosmólogo Mario Novello, a antropóloga Mirian Goldenberg, a ativista indígena Alice Pataxó, a diretora socioambiental do BNDES Tereza Campello e o pesquisador Ronald Fischer são alguns dos nomes confirmados
Entre os dias 27 de maio e 1º de junho de 2025, a Cidade das Artes recebe a sétima edição do Rio2C, que traz em sua programação uma série de debates e palestras que cruzam ciência, saúde, tecnologia e comportamento humano. Majoritariamente concentrados nos palcos BrainSpace e Biodom, os painéis voltados a esses temas propõem reflexões críticas sobre o papel do conhecimento, da inovação e da imaginação na construção de futuros possíveis.
Um dos destaques é a palestra Do Big Bang ao universo infinito, com o cosmólogo Mario Novello, que lançará seu novo livro no Rio2C. Referência internacional no assunto, é autor de mais de 150 artigos científicos e pioneiro na formulação de um modelo de criação do universo sem singularidade. Na mesma linha de questionamentos fundamentais, o painel Deus existe: a neurociência das crenças analisa os processos cerebrais por trás da formação das crenças humanas, com Ronald Fischer, pesquisador do Ciência Pioneira, IDOR, eleito em 2013 um dos dez pesquisadores mais citados no mundo em cultura e psicologia.
A saúde mental e emocional também está no centro das discussões. Em Inteligência Emocional & Autorregulação, a neurocientista Thais Gameiro conduz uma sessão interativa sobre os impactos da automação no desenvolvimento de competências humanas essenciais. Já a antropóloga Mirian Goldenberg examina, em Sem vergonha de ser imperfeita, como os padrões de beleza contemporâneos influenciam a autoimagem e a saúde mental.
Em intersecção com a ciência e o meio ambiente, painéis como A Nova Era dos Negócios: O Que Aprender com Modelos Regenerativos – reunindo Carlos Ferraz, fundador da Agir ESG; Aira Nascimento, presidente do Instituto As Josefinas, e moderação de Cinthia Gherardi, codiretora executiva do Sistema B –, e Economia da floresta em pé, com Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES; Vitor Raposo, cofundador da Kaizen Foundation; Rosa dos Anjos, supervisora do programa Protagonismo Indígena da Fundação Amazônia Sustentável, e moderação da comunicadora ambiental Aline Matulja, discutem modelos econômicos que valorizam a sustentabilidade e os conhecimentos tradicionais. Já em Sustentabilidade cultural e ecologia dos conhecimentos, Adilbênia Machado, professora adjunta da UFRRJ, Alice Pataxó, ativista e comunicadora indígena, e o ator e apresentador Hugo Bonemer propõem o diálogo entre saberes diversos como forma de inovação.
Outros temas abordam o impacto da hiperconectividade e da cultura da produtividade. O painel Os desafios da era da conexão constante, com Eduardo Guedes, cofundador do Instituto Delete / UFRJ, discute os efeitos da comunicação ininterrupta no bem-estar, enquanto o workshop e roda de conversa O imperativo da perfeição e seus efeitos sobre a criatividade, com Joana Coelho, especialista em Neurociência Organizacional, e a neurocientista Ana Souza, propõe práticas para lidar com a autocobrança e o bloqueio criativo.
No campo do comportamento e das novas gerações, Gustavo Rosa, diretor de pesquisa e estratégia da Questtonó / QNCO, apresenta o estudo Quem é você na fila do fim do mundo? com dados coletados a partir de 4 mil entrevistados, sobre como jovens brasileiros encaram as crises atuais e como isso influencia suas escolhas e impacta suas vidas e o futuro da sociedade.
Serviço:
– Rio2C 2025
– Local: Cidade das Artes, Rio de Janeiro
– Data: 27 de maio a 1 de junho
Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/