Foto: Freepik
Por meio de iniciativas internas e parcerias, a empresa tem promovido a inclusão e a diversidade na sua própria equipe e em alunos ao redor do Brasil
Um dos focos da Uliving, pioneira em student housing no país, em 2025 é investir cada vez mais em ações ESG (“Ambiental, Social e Governança”). Nos últimos anos, a empresa estabeleceu esse como um dos pilares de atuação, com foco especial no “S” da sigla em 2024.
Por exemplo, o Comitê “Somos”, que promove ações de inclusão e representatividade para mais de 2,2 mil estudantes residentes e colaboradores, mapeou uma série de avanços da companhia neste período, como: o aumento de funcionários pretos e pardos na equipe de 29% (9% e 20% respectivamente), em março, para 38% (14% e 24%), em novembro; o avanço de 11% de lideranças femininas e o aumento de 5% no número de mulheres na equipe; e o crescimento de 3% de homossexuais e 2% de bissexuais no time.
O CEO da Uliving, Ewerton Camarano, que faz parte da comunidade LGBTQIA+, destaca que a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável é uma das bases para qualquer movimento da empresa. “Não queremos só oferecer moradias universitárias, mas, sim, gerar um impacto positivo na sociedade como um todo e estimular boas práticas sociais e ambientais entre os estudantes universitários que vivem a jornada acadêmica e a formação social por aqui”, diz.
Parcerias inclusivas
Além do “Somos”, a companhia também tem investido mais em parcerias focadas no ESG, especialmente no âmbito da inclusão. Dentre elas, estão as colaborações com algumas das maiores universidades do país em São Paulo, como USP, Unicamp e FGV, que oferecem vagas subsidiadas para universitários em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, no Rio de Janeiro, a empresa se uniu ao Instituto JNG para disponibilizar 10 apartamentos exclusivos da sua unidade carioca para um projeto de moradia independente para pessoas com deficiência e neurodiversas/neuroatípicas. A iniciativa deve chegar à capital paulista e à cidade de Campinas em breve.
“As nossas parcerias são especiais, porque não só trazem grandes conquistas, mas também conquistas que são coletivas”, pontua Camarano. “Todos os projetos que realizamos com instituições renomadas se alinham ao nosso propósito, à estratégia comercial da marca e, o mais importante, à geração de valor para várias comunidades. Todos ganham”, completa.
Completando as letras do ‘ESG’
Apesar do foco no “S”, o “E” e o “G” do ESG não foram esquecidos pela Uliving em 2024. No âmbito do meio ambiente, a empresa não apenas realizou a coleta seletiva em todas as suas unidades, mas também buscou a união junto a entidades que querem fazer a diferença para o planeta, como: a Vivalá, parceria que promove experiências imersivas para universitários que conectam a natureza e comunidades locais; e a colaboração com a Comerc, que já resultou em uma redução de 60 toneladas nas emissões de carbono em 2024, o equivalente à absorção de CO2 de 418 árvores.
Já em relação à governança corporativa, a companhia preza pela transparência e equidade. Exemplos disso são a divulgação mensal de resultados aos colaboradores, a criação de canais de ética e denúncias e as próprias ações constantes de equiparação.
“Implementar práticas ESG é um trabalho que começa dentro de casa e parte para a comunidade”, pontua Camarano. “Precisamos olhar para nós mesmos e depois partir para realizar esforços nos resto do mundo, é uma questão de princípios que está diretamente relacionada aos valores das novas gerações, que nos impulsionam a buscar sempre a melhor relação em operações e em desenvolvimento sustentável e inclusivo. Somos conhecidos pela excelência no acolhimento, na formação e impulsionamento de comunidades e na empatia. Nada disso seria possível sem as práticas hoje classificadas como ESG”, conclui.
Sobre a Uliving
Fundada em 2012, a Uliving Student Housing é uma das maiores redes de moradias universitárias do Brasil. A empresa oferece 2,2 mil camas e uma estrutura completa de moradia aos jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência, a companhia também visa criar ambientes que promovem o bem-estar, o desenvolvimento integral e o senso de comunidade e pertencimento. A empresa busca impactar as histórias de vida e impulsionar a jornada dos jovens universitários em busca de seus objetivos e sonhos.
No início de 2018, a marca se associou à VBI Real Estate, gestora de Fundos de Private Equity, e a Grosvenor, consolidando assim seu plano de expansão, e já possui oito unidades em funcionamento com studios e apartamentos para locação exclusiva de universitários nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Campinas (SP).