Foto: Divulgação
O Museu do Mar Aleixo Belov será palco do lançamento da Associação de Mulheres do Mar (AMMAR) nesta quarta-feira (10). O evento marca um novo capítulo na história da conservação marinha e no fortalecimento do papel feminino na náutica.
O encontro entre mulheres e o mar é repleto de simbolismos e referências. O oceano, muitas vezes, é visto como um espelho dos sentimentos humanos, representando desde a serenidade até o caos. A AMMAR surge como um farol de inovação e cooperação, unindo mulheres de diversas áreas, como esportes náuticos, gastronomia, negócios, arquitetura, artes e, especialmente, conservação marinha. Sua liderança é composta por mulheres visionárias, comprometidas em construir um futuro mais igualitário e sustentável.
O lançamento da associação destacará a missão centrada nos pilares da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a AMMAR enfatiza a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. “Estamos comprometidas em abordar questões econômicas e ambientais, promovendo atividades diversas e fazendo a diferença em múltiplos aspectos”, ressalta Agatha Wicks, presidente da AMMAR.
A liderança da AMMAR é composta por Agatha Wicks (presidente); Marione Macário (vice-presidente); Adriana Muniz, Deliene Mota e Milce Silveira como conselheiras fiscais; Davila Kess (diretora de Comunicação); Jaqueline Moreno (diretora de Sustentabilidade); Marcia Tata Mott (diretora de Relações Institucionais) e Tais Bemfica (diretora Financeira).
O projeto prevê que a governança seja colaborativa, como peça fundamental, unindo órgãos públicos, empresas e sociedade civil para promover a conservação marinha e o desenvolvimento sustentável. Além de utilizar uma metodologia de educação ecossistêmica com parcerias estratégicas para enfrentar os desafios ambientais.