Crédito: Pixabay
Evento gratuito promovido pela Recicla Latas acontece nesta terça (20), com foco na qualificação de gestores públicos
Como a legislação tributária pode impactar positivamente a cadeia da reciclagem? Quais os instrumentos legais e econômicos disponíveis para estimular a economia circular nos municípios? Esses e outros temas serão debatidos na capacitação “Tributação na Reciclagem”, promovida pela Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem de latas de alumínio no Brasil. O evento ocorrerá nesta terça (20), das 9h às 12h, em formato online, gratuito e com emissão de certificado.
Voltado especialmente para gestores, o encontro tem como objetivo ampliar o conhecimento técnico em gestão de resíduos sólidos, logística reversa e economia circular, além de promover a troca de experiências entre especialistas, representantes do setor e gestores de diferentes regiões. A capacitação abordará aspectos legais e tributários da cadeia da reciclagem, incentivos fiscais aplicáveis a cooperativas e catadores, além de instrumentos econômicos para fortalecer o setor em âmbito municipal.
Nos últimos anos, avanços importantes na legislação, como a possibilidade de dedução no Imposto de Renda para investimentos em projetos de reciclagem, têm criado oportunidades inéditas para fomentar o setor. Essas medidas incentivam a destinação adequada dos resíduos, valorizam o trabalho de cooperativas e catadores, e geram impacto socioeconômico significativo, com potencial para movimentar bilhões de reais e gerar milhares de empregos. Por isso, o conhecimento técnico sobre tributação é fundamental para que gestores públicos aproveitem esses instrumentos e implementem políticas públicas eficazes e sustentáveis.
Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas, destaca o impacto das capacitações promovidas pela entidade: “Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas de gestão de resíduos sólidos, capacitando gestores a implementarem soluções eficazes e sustentáveis em suas regiões”. Em 2024, a Recicla Latas registrou um aumento de 197% na adesão de gestores públicos qualificados, capacitando 1.203 profissionais em 426 municípios de todos os estados brasileiros. Os cursos já abordaram temas como economia circular, logística reversa e legislação ambiental, sempre com foco na atuação municipal e no fortalecimento do setor.
A programação contará com a participação de Camile Vieira, presidente da Recicla Latas e Gerente de Public Affairs da Abralatas e Emiliano Reis, mestre em Ciências Biológicas, pós-graduado em Gestão Ambiental nos Municípios e coordenador de projetos ambientais na Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental. Também estará presente Mônica Mendes Licassali, coordenadora administrativa e financeira da Cooperativa Recicle a Vida, com ampla experiência na inclusão socioprodutiva de catadores e desenvolvimento de projetos com metodologia participativa.
Para realizar a inscrição na capacitação, clique aqui.
Sobre a Recicla Latas
Instituída em julho de 2021, é a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil. Compromissos-chave:
- Garantir a manutenção do índice de reciclagem da latinha em patamar de 95%;
- Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia da lata de alumínio;
- Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
- Promover campanhas de educação ambiental junto à população.
Saiba mais: https://reciclalatas.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/reciclalatas/