Foto: Freepik
Iniciativa da ADM e Liga Solidária beneficiará empreendedores com baixa renda e altos índices de vulnerabilidade social e dará acesso a formações técnicas e socioemocionais
São Paulo, janeiro de 2024 – A ADM, líder em comercialização de grãos, insumos, nutrição animal e humana, e a Liga Solidária, organização centenária, sem fins lucrativos, anunciam o lançamento de um curso inédito e gratuito de capacitação para empreendedores periféricos, com conteúdo sobre gestão de negócios, marketing, finanças, tecnologia e formação pessoal. Serão selecionados empreendedores das periferias de São Paulo (Capão Redondo, Jardim Ângela, Brasilândia e Itaim Paulista), da região metropolitana e de um Estado no Norte ou Nordeste do País (a ser definido). O objetivo da parceria é capacitar 2.100 empreendedores periféricos, oferecendo acesso a ensino profissional de forma flexível, a qualquer hora e lugar. A empresa apoia o projeto através programa ADM Cares de investimento social corporativo da companhia.
De acordo com o estudo “Monitoramento Global do Empreendedorismo”, publicado pelo SEBRAE em setembro deste ano, 48 milhões de brasileiros têm o sonho de abrir seu próprio negócio. O levantamento destaca que o empreendedorismo tem sido uma importante ferramenta de inclusão social, especialmente entre pessoas de baixa renda (70%), com baixa escolaridade (77%) e da população preta e parda (63%). A criação de pequenos negócios vem se consolidando como uma oportunidade de crescimento econômico e integração social.
Para Paloma Carrilli, gerente de sustentabilidade da ADM no Brasil, a parceria com a Liga Solidária permite à ADM contribuir para uma mudança significativa na sociedade através da inclusão produtiva e do acesso à tecnologia gratuita. “Estamos comprometidos a enriquecer vidas a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, o fomento a novos negócios de diferentes áreas e na manutenção de relações sólidas com as comunidades em que atuamos. ADM Cares, nosso programa de investimento socioambiental corporativo, é a nossa principal ferramenta para promover o desenvolvimento social, subsidiando iniciativas que promovem o progresso social, econômico e ambiental”, diz.
O projeto que traz educação por meios digitais para a periferia, se somará às atividades realizadas pelo programa “Perifa Empreendedora”, fruto de uma parceria técnico financeira da Liga Solidária e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Além dos participantes diretos do programa social, o impacto se estenderá a outras 4.200 pessoas, beneficiadas indiretamente.
Os empreendedores periféricos serão selecionados por meio de editais e seguirão um cronograma de aulas enviadas por WhatsApp, com temas voltados a técnicas de gestão de negócios como marketing digital, processos produtivos, finanças e tecnologia, além de formação pessoal de estímulo as habilidades essenciais para o desenvolvimento de seus negócios. Paralelamente, a Liga Solidária oferecerá mentorias socioemocionais e acompanhamento pedagógico para apoiar os empreendedores ao longo do processo.
“Apoiar empreendedores periféricos é essencial para promover a igualdade de oportunidades e combater a exclusão social. Estes empreendedores, muitas vezes subvalorizados, são a chave para o desenvolvimento econômico local e para a criação de soluções inovadoras que respondem às necessidades da sua comunidade. Investir neles é mais do que um ato de justiça social, é uma aposta no potencial transformador das periferias.”, afirma Priscila Rodrigues, gerente executiva de desenvolvimento institucional da Liga Solidária
Fundada há 101 anos por um grupo de mulheres visionárias, a Liga Solidária surgiu com a crença de que uma sociedade mais justa, baseada no amor, na solidariedade e no trabalho, é possível. Hoje, a organização é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) com mais de 1.600 voluntários, atendendo 28 mil pessoas anualmente. A atuação da Liga se concentra em quatro pilares: Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Longevidade. O Perifa Empreendedora é um programa social da Liga Solidária, fruto de uma parceria técnico financeira da Liga Solidária e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que potencializa o olhar sobre as periferias a partir de saberes locais, garantindo que empreendedores e empreendedoras possam ser protagonistas de suas histórias.
A ADM, comprometida com a inclusão e qualificação de empreendedores, vem investindo em parcerias para promover o desenvolvimento de pequenos negócios. Recentemente, a empresa se uniu ao Empreende Aí, escola de negócios para incentivo ao empreendedorismo na periferia, para apoiar 40 pequenos empresários da área de gastronomia em São Paulo. O curso “Despertando o Empreendedor” ofereceu 60 horas de conteúdo sobre autoconhecimento, mercado, modelos de negócios, planejamento, vendas, marketing estratégico e digital, além de gestão financeira. Ao final do programa, três alunos de destaque foram premiados e receberam mentoria para dar continuidade a seus projetos.
Sobre a ADM
A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos uma essencial gestora e processadora global da cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo a segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um provedor líder de nutrição humana e animal, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções naturais. Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha de produtos líder da indústria para consumidores em busca de novas maneiras de viver vidas mais saudáveis. Somos inovadores de ponta, guiando o caminho para um futuro de novas soluções para consumidores e indústria. E somos líderes em sustentabilidade, atuando em toda a cadeia de valor para ajudar na descarbonização das múltiplas indústrias que atendemos. Ao redor do mundo, nossa inovação e expertise estão atendendo necessidades críticas, nutrindo a qualidade de vida e apoiando um planeta mais saudável. Saiba mais em www.adm.com.
Sobre a Liga Solidária
A Liga Solidária é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que há mais de 100 anos é movida pela crença de que uma sociedade mais justa e com mais oportunidade é possível se promovermos o encontro do amor, da solidariedade e do trabalho. Atendemos, direta e indiretamente, 28 mil crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social, por meio de 9 programas sociais divididos em 4 eixos – Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Longevidade. Saiba mais em https://www.ligasolidaria.org.br/