Crédito da imagem: Divulgação / Papirus Editora
Livro da pesquisadora Jussara Santos descortina realidade escolar no trato com crianças negras
Na sala da educação infantil, bebês começam a chorar. Para acalmá-los, a professora senta-se, coloca um deles no colo, abraça, acaricia e profere palavras de carinho. O outro é deixado no chão, encostado na perna da figura mais próxima à materna no ambiente, permanecendo ali até que o choro cessa. Qual dessas crianças é negra?
Essa distinção entre brancos e negros, prática comum no ambiente escolar, levou a educadora, pesquisadora e doutora em Educação e relações étnico-raciais Jussara Santos a reunir vivências, pesquisas e relatos no livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, publicação da Papirus Editora.
Com o intuito de convidar a sociedade a refletir sobre infância e racismo com coragem, compromisso e honestidade, a autora apresenta subsídios para que o preconceito na rotina infantil não passe despercebido. A pesquisadora abre possibilidades à identificação e ao manejo das situações de discriminação.
Jussara analisa a seletividade de quais corpos ganharão ou não o colo desejado em diferentes momentos. Aborda, ainda, os conceitos de raça, racismo, branquitude e como esses se apresentam nas relações entre bebês, crianças e adultos envolvidos nos processos de educação e cuidados.
A falta de brinquedos, livros e narrativas literárias que valorizassem a presença de bebês/crianças negros, indígenas, bolivianos e de outras nacionalidades, presentes nas instituições por onde passei, além de mediações tantas vezes excludentes e racistas, contribuía para um silenciamento por parte dessas crianças, o que comumente era intitulado timidez. Não raras foram as vezes que as professoras titulares das turmas diziam: “Nem fique perto desse bebê, ele não gosta de colo, de proximidade”. (Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, p. 24)
Fruto de 20 anos de atuação de Jussara Santos na educação básica, a obra evidencia que a implementação de uma educação antirracista requer compromisso institucional e pedagógico que vá além de políticas superficiais.
A ideia é promover uma transformação estrutural e cultural nas instituições educativas. Para isso, é essencial potencializar o sentimento de pertença e segurança nas relações estabelecidas entre adultos, bebês e crianças pequenas.
Em Democratização do colo, a autora propõe a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Isso implica que a educação antirracista se constitua elemento basilar para as práticas pedagógicas nas instituições de educação infantil.
A obra é um manifesto para que bebês e crianças negros, indígenas e todos aqueles que são racializados existam no planejamento, na organização dos espaços, nos brinquedos, nas fantasias, nas obras literárias e, sobretudo, nos braços que acolhem, protegem e acariciam.
Ficha técnica
Título: Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas
Autora: Jussara Santos
ISBN: 978-65-5650-197-0
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 144
Preço: R$ 64,90
Preço e-book: R$ 44,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora
Jussara Santos é educadora das infâncias há 20 anos, atuando com bebês e crianças entre 0 e 6 anos. Compõe a dupla autoria do documento Currículo da cidade: Educação antirracista (São Paulo, 2022). É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Educação e relações étnico-raciais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisa infâncias, antirracismo e educação infantil. Ganhou prêmios como Mulheres Negras na Ciência (2019) e Paulo Freire (2019), na cidade de São Paulo. Integra comissões de heteroidentificação em concursos públicos no Brasil. Atua no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), nas áreas de educação e trabalho. Presta assessoria para instituições públicas e privadas no país. Toca tambor no bloco afro Ilú Obá De Min.
Instagram: @profajussarasantos
Sobre a Papirus
A Papirus Editora se destaca pela publicação de obras nas áreas de educação, filosofia e psicologia, além de temas relacionados a desenvolvimento pessoal e profissional. Com um catálogo diversificado e autoral, busca promover o conhecimento e o debate sobre questões relevantes para a sociedade contemporânea.
Instagram: @papiruseditora