Crédito: Freepik
Crise climática, desigualdade e desinformação: estamos prontos para adotar modelos de governança que priorizem o bem-estar coletivo? Economista e escritor apresenta ONG que pode transformar o futuro da sociedade
Você já imaginou como seria viver em uma sociedade onde as decisões são baseadas em dados concretos, objetivos claros e com transparência absoluta? E se a nossa governança fosse desenhada para alinhar propósito aos resultados, a fim de garantir que cada ação realmente melhorasse a vida dos cidadãos?
Parece a narrativa de um livro utópico, mas não é.
Em um mundo repleto de desigualdades e incertezas, o economista, escritor e pensador disruptivo Daniel R. Schnaider fundou a PRIME Society, uma iniciativa sem fins lucrativos que busca redefinir os modelos de governança com uma nova arquitetura de poder. Essa abordagem alia inovação e responsabilidade coletiva para enfrentar os desafios globais mais urgentes, como a crise climática, a desigualdade, a desinformação e a inovação acelerada.
Fundada sobre cinco pilares: propósito, resultados, inovação, mensuração e abordagem empírica, a PRIME Society promove experimentos sociais que combinam tecnologia, dados e transparência para oferecer soluções concretas e mensuráveis à sociedade. Esses experimentos buscam construir modelos de governança mais eficazes, baseados em evidências e projetados para melhorar o bem-estar coletivo. Entre as propostas inovadoras sugeridas pela PRIME estão:
- Democracia descentralizada: modelos que permitem a participação ativa de cada cidadão em decisões locais e globais, sem intermediários políticos tradicionais, utilizando tecnologias de ponta.
- Organizações autônomas distribuídas (DAOs): governança programável e auditável, que promove transparência e confiança pública por meio de regras claras e acessíveis a todos.
- Cidades experimentais: ambientes projetados para testar políticas em tempo real, com liberdade para experimentar e mensurar inovações que podem ser replicadas globalmente.
- Economia baseada em propósito: um sistema econômico que prioriza sustentabilidade, inclusão e bem-estar coletivo em vez do lucro exclusivamente.
Iniciativas que buscaram superar desafios históricos como pobreza, corrupção e instabilidade econômica atraindo desenvolvimento urbano e financeiro, já demonstraram seus resultados positivos ao redor do globo, como é o caso das cidades inteligentes que foram projetadas desde o início com uma governança direcionada para solucionar essas dores.
Próspera, em Honduras, tem uma estrutura regulatória com votações transparentes e rápidas com o uso de tecnologias blockchain, o que maximiza a participação cidadã em decisões políticas locais de forma direta e segura. NEOM na Arábia Saudita, mantém a sustentabilidade e a inovação no centro de seu design urbano com um projeto totalmente alimentado por energia renovável, além de sistemas de transporte autônomos e inteligentes que reduzem o trânsito e a poluição. Os cidadãos de Talent City, na Nigéria, podem escolher entre diferentes pacotes de serviços públicos como educação e saúde que competem em qualidade e eficiência, graças a sua governança orientada por desempenho.
O objetivo da PRIME Society é que essas conquistas, que por ora acontecem de forma dessincronizada, passem a ser distribuídas de forma padronizada para que mais cidades autônomas e modernas possam redefinir o futuro do desenvolvimento sustentável e da governança.
Sobre: Daniel R. Schnaider é economista, escritor e autor de dois livros publicados (“Pense rápido, aja com calma”; “Mobilidade 5.0: dos cavalos a Marte”), referência em temas como tecnologia e disrupção. Se dedica a promover debates sobre como novas tecnologias e modelos podem transformar a governança global, responsabilidade coletiva e a liberdade individual. Por meio da PRIME Society propõe uma abordagem revolucionária, alinhando propósito, resultados e transparência em todas as decisões estratégicas em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.
Sobre a PRIME Society:
A PRIME Society é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas, padrões e melhores práticas para construir novas formas de governança, com foco em inovação, transparência e resultados mensuráveis.