02 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Dia Mundial da Água: construções sustentáveis ajudam a preservar um dos bens mais preciosos do planeta

Seventy Upper Mansion / Crédito: Divulgação Construtora Andrade Ribeiro

Alternativas utilizadas pela construção civil vêm garantindo economia e sustentabilidade no consumo hídrico

A água potável é um recurso finito e sua escassez é uma preocupação global. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável segura, e o consumo excessivo agrava ainda mais esse cenário. No Brasil, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estima que, até 2030, o país possa enfrentar um déficit hídrico em diversas regiões caso não sejam adotadas soluções sustentáveis.

Pensando nisso, o setor da construção civil tem investido em alternativas que tornam seus empreendimentos mais eficientes no uso da água. “Acredito que falar em economia de água é uma premissa para todos os setores. A gente não pode simplesmente ignorar a urgência climática pela qual o planeta está passando. Por isso, a preocupação de minimizar os danos ao meio ambiente é ponto de partida para todo mundo, sobretudo o setor de construção”, afirma o engenheiro Maurício Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro.

Um exemplo é o Seventy, um empreendimento da construtora de Maurício, que conta com um sistema de poço artesiano e distribuição de água mineral encanada. “São soluções que garantem uma fonte hídrica de qualidade para os moradores, reduzindo a dependência de sistemas públicos de abastecimento e promovendo um consumo mais sustentável”, explica.

Além de oferecer conforto e praticidade aos moradores, a implementação de um poço artesiano em um empreendimento imobiliário contribui para a diminuição da a carga exigida do sistema de abastecimento da concessionária, que depende quase exclusivamente de reservatórios superficiais de água. “Hoje, no setor, é possível encontrar diversos exemplos de como a construção civil pode se tornar um aliado na luta pela sustentabilidade, e o uso de poços artesianos é um deles”, alerta.

Já a iniciativa da água mineral encanada é uma solução que, segundo estimativa da empresa que fornece a água mineral para o empreendimento, pode gerar uma economia de 2 a 4 mil quilos de embalagens plásticas por ano no local. “Nós somos um dos países que mais produz lixo plástico no mundo. E a gente sabe o problema que é a decomposição desse material. Além disso, a saúde, a segurança e a comodidade também foram diferenciais que fizeram com que decidíssemos por esse serviço”, explica o engenheiro.

Segundo Maurício, também a exigência dos compradores, cada vez mais antenados com a questão ambiental, vem influenciando o comportamento da construção civil. “Ao escolherem um imóvel que prioriza a eficiência no consumo de água, os compradores não apenas investem em qualidade de vida, mas também contribuem para um futuro mais sustentável. Temos certeza que cada vez mais o setor vai apostar em práticas responsáveis para minimizar o impacto ambiental e inspirar o mercado imobiliário a adotar medidas mais ecológicas”, finalizou Maurício.

Sobre a Construtora Andrade Ribeiro
A história de sucesso da Andrade Ribeiro começou em 1978, com a atuação destacada de dois jovens engenheiros, Joaquim Ribas de Andrade Neto e Erlon Donovan Rotta Ribeiro, em obras públicas e privadas de grande porte, onde já era possível ver a marca de qualidade e profissionalismo presente em todos os produtos da empresa. Hoje, 46 anos depois, é fácil reconhecer a assinatura da Andrade Ribeiro em um empreendimento. São obras residenciais e comerciais com características especiais, que antecipam tendências no setor imobiliário da capital paranaense. Obras que são resultado de um somatório de talentos, que vai desde o fornecedor até o aperfeiçoamento constante de pessoal, passando pela escolha da localização adequada e reciclagem de material na própria obra. Por trás de cada obra assinada pela Andrade Ribeiro, existe um compromisso que se renova constantemente com os princípios que fundamentam o trabalho da Construtora. Garantir segurança aos seus clientes, pelo profissionalismo de toda sua equipe e o vasto acervo de obras entregues e privilegiar a qualidade dos seus produtos, através dos critérios de definição e apurado padrão de execução.

Compartilhe:

MAIS LIDAS