Foto: Canva
A Mata Atlântica abrange aproximadamente 15% do território nacional, estendendo-se por 17 estados brasileiros
Nesta terça-feira, 27 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, data criada para conscientizar sobre a importância de conservar e proteger esse bioma fundamental para a biodiversidade brasileira.
A Mata Atlântica abrange aproximadamente 15% do território nacional, estendendo-se por 17 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Esse bioma é o lar de 72% da população brasileira.
A preservação da Mata Atlântica passa pelo acesso aos serviços de saneamento. Sem a infraestrutura básica, o esgoto despejado irregularmente deteriora ecossistemas, contamina corpos hídricos e compromete a biodiversidade local. De acordo com o esgotômetro do Instituto Trata Brasil, até o momento em 2025, cerca de 770 mil piscinas olímpicas de esgoto foram lançadas na natureza – todos os dias são despejadas 5.253 piscinas olímpicas de esgoto não tratado.
O papel do saneamento na conservação ambiental mostra que proteger a Mata Atlântica também requer investimentos em serviços de esgotamento sanitário para evitar que o esgoto continue sendo um agente na deterioração desse bioma.
A universalização do saneamento básico representa, portanto, uma engrenagem imprescindível para a proteção da Mata Atlântica que tem uma função essencial no próprio abastecimento de água, na regulação do clima, na proteção de mananciais e na manutenção da fertilidade do solo, que beneficia diretamente milhões de brasileiros e diversas atividades econômicas.