Foto: Freepik
Sistemas de verificação de usuários serão aplicados ao Duolingo English Test, garantindo mais legitimidade no processo
maio de 2025 — Certificações de proficiência online costumam ser alvo de fraudes de identidade, com alguns inscritos tentando manipular os resultados para vender aprovações ou se passar por estudantes. Para garantir a autenticidade do processo, o Duolingo, uma das principais plataformas de ensino de idiomas online do mundo, escolheu a Sumsub como sua verificadora de identidade para trazer mais segurança e confiabilidade ao Duolingo English Test (DET).
A parceria adiciona segurança multicamadas, checagens de usuário e ferramentas de prevenção de fraude aos testes para garantir a legitimidade do processo e a validade dos resultados. Na mira estão os ataques sofisticados utilizando inteligência artificial, deepfakes e tentativas de burlar o processo de verificação de identidade com o uso de documentos forjados.
Desenvolvido desde 2014, o Duolingo English Test é um padrão de testes em língua inglesa criado para ser aplicado via internet, usando algoritmos para adaptar a dificuldade das questões. Hoje, é aceito por mais de 5,5 mil universidades ao redor do mundo, incluindo Harvard, Stanford, MIT e Yale, nos EUA, e Oxford e Cambridge, no Reino Unido. A prova também é mais barata que outras, como o TOEFL ou IELTS, e é amplamente utilizada em processos de concessão de vistos estudantis para alunos estrangeiros.
“A integridade do Duolingo English Test é vital para a confiança de nossos usuários e parceiros de plataforma. A união com a Sumsub combina duas tecnologias de proteção de ponta, com competências distintas, para ampliar nossas defesas. A colaboração garante estarmos um passo à frente em relação às fraudes cada vez mais sofisticadas, reforçando as fundações de segurança que já construímos”, afirma Basim Baig, Diretor de Segurança de Testes do Duolingo English Test. “Permanecemos comprometidos em manter os mais altos padrões de segurança, que protegem os interesses dos aplicantes e das instituições que confiam nos resultados de nossos testes.”
“A popularização de testes online tornou a fraude de identidade e a manipulação de testes mais sofisticadas do que nunca. Proteger a integridade destas avaliações é essencial não só para os estudantes, mas também para instituições e empregadores que confiam em seus resultados”, adiciona Inna Lyubashevskaya, Chief Customer Officer da Sumsub.
Agora, o app de idiomas passa a contar com sistemas avançados de segurança e verificação que incluem o uso de IA para checar documentos, confirmar vivacidade e impedir o uso de deepfakes. Assim, os aplicadores do DET garantem que o usuário aplicante está efetivamente realizando o teste online, sem manipulações ou tentativas de personificação.
Fraudes com deepfakes quadruplicaram em 2024
A tecnologia aplicada ao Duolingo já é utilizada por operadores de grande parte dos setores de criptomoedas, fintechs e iGaming, também alvos frequentes de fraudes de identidade. Uma de suas principais bases é o combate a incidentes envolvendo deepfakes, que quadruplicaram entre 2023 e 2024, de acordo com dados da verificadora.
O Relatório de Fraudes de Identidade da Sumsub ainda aponta que um em cada 100 usuários online teria algum tipo de ligação a quadrilhas de fraude. Os grupos criminosos organizados trabalham, justamente, para circundar medidas de segurança das plataformas digitais, buscando brechas e utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas para burlar as verificações.
Quando se fala de instituições de ensino de renome e da busca por certificações por estudantes internacionais — muitos em busca de vistos estrangeiros e um futuro melhor por meio de programas de intercâmbio e especialização —, a confiabilidade de plataformas e testes como o DET se torna fundamental. Pensando nisso, a Sumsub decidiu entrar no mercado de educação online, expandindo sua atuação para além dos setores em que já é reconhecida.
“Nossa tecnologia de verificação por IA foi construída para combater ameaças avançadas como deepfakes sem adicionar dificuldades adicionais aos usuários legítimos”, adiciona Lyubashevskaya. “O trabalho com o Duolingo ajuda a reforçar a segurança e garante um novo padrão de segurança, igualdade e acessibilidade no ensino digital.”
No futuro, as empresas pretendem expandir a colaboração para oferecer soluções de verificação ainda mais robustas para toda a gama de serviços do Duolingo. A Sumsub continua desenvolvendo seu produto de verificação Non-Doc, uma solução rápida e segura que pode autenticar identidades em apenas 4,5 segundos, aprimorando ainda mais a velocidade e a precisão da verificação online. Além disso, ambas estão explorando oportunidades de conscientização sobre a importância da segurança em testes por meio de campanhas destinadas a educar usuários e instituições sobre os crescentes riscos de fraude no setor educacional.
Sobre a Sumsub
A Sumsub é uma plataforma de verificação e monitoramento contínuo de ciclo completo que protege toda a jornada do usuário. Com as soluções personalizáveis de KYC (Conheça Seu Cliente), KYB (Conheça Seu Negócio), Monitoramento de Transações, Prevenção de Fraudes e Travel Rule, a Sumsub permite orquestrar o processo de verificação, expandir o alcance global de clientes, atender às exigências de conformidade, reduzir custos e proteger seu negócio.
A empresa atende mais de 4.000 clientes em setores como fintech, criptomoedas, transporte, trading, edtech, e-commerce e gaming, incluindo as empresas Duolingo, Bitpanda, Wirex, Avis, Bybit, Vodafone, Kaizen Gaming e TransferGo.