Foto: Divulgação / E-MOB Salão da Mobilidade Verde
São Paulo, 18 de setembro de 2024 – O E-MOB Salão da Mobilidade Verde e Cidades Inteligentes, um dos principais eventos dedicado à mobilidade sustentável, acontecerá de 22 a 24 de outubro pela primeira vez no São Paulo Expo. O evento vem consolidando seu espaço como um marco para o futuro da mobilidade no Brasil, promovendo exposição de tecnologias, soluções e debates que impulsionam a mobilidade elétrica e o uso de outras alternativas sustentáveis para o País.
O E-MOB Salão da Mobilidade Verde é o principal ponto de encontro para profissionais, empresas e autoridades interessadas em soluções que integram a mobilidade verde, energias renováveis e cidades inteligentes. Ao longo de três dias, o Salão apresenta as mais recentes inovações tecnológicas, conectando diferentes players do setor, de montadoras a startups, em um cenário de demandas crescentes por um transporte mais limpo, eficiente e integrado às necessidades das cidades inteligentes. Vale destacar que o Salão traz também exposições de veículos e soluções de micromobilidade e infraestrutura para recarga.
Várias marcas confirmaram a apresentação de suas novidades no evento como Moura, Brasol, Siemens, Teld, Keysight, Marcopolo, Clamper, Borgwarner, BenLG, Yala, Autel e Livoltek. Entre elas também está a marca russa Cartrek, com forte atuação no mercado de plataformas de mobilidade compartilhada altamente configurável, adequada para diferentes tipos de veículos e compatível com diferentes marcas de hardware.
O acesso ao Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes será gratuito para os profissionais que atuam no setor.
C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos
Um dos destaques do E-MOB é a realização integrada do C-MOVE, o Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos que reunirá especialistas e líderes do setor para discutir as principais tendências e inovações da mobilidade verde. Organizado com a mentoria da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), o congresso será estruturado em três dias, cada um dedicado a temas estratégicos:
No primeiro dia do congresso, 22.10, o tema será a Mobilidade Urbana e Veículos Elétricos, com debates focados na transição energética e a sustentabilidade no setor automotivo, abordando a coexistência de tecnologias para veículos leves, além da nova política automotiva brasileira, que incentiva a mobilidade sustentável. Soluções de micromobilidade urbana também serão discutidas, com destaque para a inovação em micromodais sustentáveis.
O primeiro dia também trará discussões sobre o hidrogênio verde e outras alternativas para eletrificação de veículos, e as aplicações da mobilidade urbana sustentável nas metrópoles brasileiras. Para encerrar, será apresentada uma palestra sobre a descarbonização da mobilidade, analisando o impacto das emissões no ciclo de vida dos veículos.
No segundo dia, 23.10, o assunto será os Minerais Estratégicos e Cidades Inteligentes. A atenção será voltada aos minerais estratégicos essenciais para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Serão abordados o papel do lítio e cobalto no futuro das baterias e a importância dos biocombustíveis e outras fontes renováveis. A infraestrutura necessária para a recarga de frotas elétricas e os desafios da logística sustentável, que inclui soluções com caminhões elétricos e biocombustíveis, serão outro ponto alto. Em relação às cidades inteligentes, o congresso discutirá a cibersegurança e a integração de tecnologias, além de soluções para a expansão da rede de carregadores no Brasil.
No último dia, 24.10, baseado nas Energias Renováveis e Políticas Públicas, o foco será as energias renováveis e a inovação, com discussões sobre o futuro da produção de veículos elétricos, a conectividade e a inteligência artificial nos veículos do futuro, e a integração da infraestrutura de recarga no Brasil. As políticas públicas também terão destaque, com debates sobre o cenário global da mobilidade sustentável, abordando leis e regulamentações que podem impulsionar esse setor. Serão discutidas as políticas de incentivo e inovação, além do impacto da economia circular e reciclagem de baterias no setor de mobilidade. O Congresso será encerrado com uma plenária que discutirá as perspectivas para a mobilidade sustentável no Brasil e no mundo.
O Congresso C-MOVE, já realizado neste ano em Brasília, Florianópolis e Belo Horizonte, contará com a participação de especialistas de empresas líderes no mercado automotivo, organizações de micromobilidade e infraestrutura, além de representantes governamentais e pesquisadores do setor de energias renováveis. A troca de experiências e o compartilhamento de práticas bem-sucedidas têm como objetivo acelerar a transição para um modelo de mobilidade sustentável no Brasil.
“Com a nova estrutura no São Paulo Expo, o E-MOB 2024 promete não apenas exibir inovações, mas também impulsionar o diálogo e a cooperação entre os diversos atores do setor, posicionando-se como um evento imperdível para quem deseja acompanhar as últimas tendências e inovações na mobilidade verde e cidades inteligentes”, comenta Ricardo Guggisberg.