Foto: Pixabay
Cálculo considera o consumo e o preço das tarifas de água e esgoto dentro da faixa intermediária de clientes, que consomem entre 31 e 60 metros cúbicos de água mês
São Paulo, fevereiro de 2025 – Cada brasileiro consome, em média, 148,2 litros de água por dia, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Durante o verão, as altas temperaturas fazem com que as torneiras sejam ainda mais utilizadas, impactando na conta de água.
Há, no entanto, maneiras de evitar o desperdício. Segundo a Iguá Saneamento, medidas simples, como desligar a torneira enquanto se ensaboa a louça, podem economizar até 113 litros de água por dia. No mês, o uso consciente pode levar a uma redução superior a 3 metros cúbicos, o equivalente a 3.390 litros de água.
Considerando um valor médio de R$ 20 por metro cúbico, somado a mais 60% da tarifa de esgoto, a economia na conta de água pode chegar a até R$ 105.
“A água é um recurso essencial para a vida, e o uso consciente no dia a dia é fundamental para garantir sua disponibilidade no futuro. Simples ações individuais, quando somadas a milhões de outros cidadãos, fazem a diferença, especialmente no verão, quando o consumo aumenta consideravelmente”, afirma Péricles Weber, Diretor Executivo de Operações e Inovação da Iguá Saneamento.
Uma torneira aberta consome, em média, de 6 a 15 litros de água por minuto, e deixar a água correndo por 15 minutos pode resultar no gasto de até 225 litros em uma única lavagem. Fechar a torneira enquanto se esfregam os utensílios reduz o consumo para algo entre 45 e 112 litros, preservando recursos e aliviando o orçamento familiar.
- Dicas práticas para economizar água no verão
- Feche a torneira ao lavar a louça: Reduzir o tempo de torneira aberta pode economizar até 113 litros por lavagem.
- Reutilize água: Use a água da lavagem de frutas e legumes para regar plantas ou limpar superfícies.
- Cheque vazamentos: Pequenos vazamentos podem desperdiçar dezenas de litros por dia. Repará-los rapidamente evita grandes perdas.
- Evite mangueiras ao lavar veículos: Substitua o uso da mangueira por baldes para limitar o consumo de água.
- Diminua o tempo do banho e desligue o chuveiro: Um banho de 10 minutos com um chuveiro de 6 litros por minuto consome 60 litros de água, enquanto um banho de 5 minutos economiza 30 litros. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e lava o cabelo também contribui para a economia de água.
Sobre a Iguá Saneamento: Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.