Foto: Freepik
Dietas restritivas são os principais responsáveis
A perda de peso é a meta de várias pessoas e, quando chegam em seu objetivo, podem ganhar toda a gordura perdida de volta ou até mais do que quando reduziram seu número na balança. Isso é conhecido como efeito rebote e pode causar desanimo e falta de foco. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Boa Viagem, Fabiana Camargo, esclarece dúvidas sobre esse resultado negativo no corpo.
A especialista ressalta que o rebote está muito ligado à volta de hábitos antigos após a perda de peso, além de outros fatores, como restrição calórica severa, adaptação metabólica, perda de massa muscular, efeito psicológico e compulsão alimentar com alto níveis de insulina por conta de grande quantidade de carboidrato consumida.
“As dietas que reduzem de forma excessiva as calorias ou os grupos alimentares, como os carboidratos, acabam forçando o corpo a usar as reservas de energia, caso da massa muscular e gordura, a fim de manter as funções vitais. Assim, proporciona a queda no peso. Porém, pode aumentar a compulsão alimentar e diminuir a taxa de metalismo basal. Ou seja, a quantidade de calorias queimadas enquanto estamos em repouso”, explica a nutricionista.
Ter menos massa muscular torna mais fácil o corpo reservar gordura quando acontece um aumento na alimentação, gerando o efeito rebote. Por fim, Fabiana dá dicas sobre como prevenir esse problema e aponta que tanto a disciplina quanto o acompanhamento profissional são os melhores aliados para uma perda de peso saudável.
“Para o sucesso a longo prazo, é necessário priorizar a reeducação alimentar, controlar porções, escolher uma dieta consciente e não as temporárias e praticar exercícios físicos regularmente. Outro ponto importante está na parte mental e no controle da compulsão por comidas com quantidades elevadas de carboidrato. Lembre-se sempre de buscar o auxílio de um especialista para receber orientações sobre uma dieta com cada grupo alimentar”, completa.
Congresso
O nutricionista Cleydson Sobral vai aprofundar esse assunto durante o IX Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde – Saúde 360º: desafios e perspectivas na atualidade. A palestra “Por que é tão difícil emagrecer e manter o peso perdido” ocorre no dia 23 de novembro, às 10h15. O evento acontece de 21 a 23 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, e é organizado pelas unidades do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e das Faculdades UNINASSAU da Região Metropolitana do Recife. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no link: https://conheca.sereducacional.com/saude-recife.