Além de desfrutar de um momento mais tranquilo no momento das compras, o público infantil vai se divertir no parque Heróis Marvel e participar da sessão de cinema “Ingresso Azul”
O Salvador Shopping, na capital baiana, promove neste sábado, 29 de julho, a quarta edição do Projeto Hora Silenciosa, criado para oferecer um momento tranquilo e acolhedor para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Durante a primeira hora de funcionamento do shopping, das 9h às 10h, os ambientes terão os estímulos sonoros e visuais reduzidos. Além de desfrutar do momento mais tranquilo durante as compras, os clientes mirins ainda vão se divertir no parque de aventuras ‘Heróis Marvel’ e desfrutar da sessão “Ingresso Azul”, da Cinemark.
Por entender a necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para pessoas com TEA e suas famílias, o Salvador Shopping idealizou a Hora Silenciosa. O primeiro passo foi iniciar a parceria com a médica e consultora da infância Ana Paula Fadul, a partir daí, iniciou-se uma série de sensibilização de colaboradores e lojistas do shopping através de treinamentos e bate-papos. Os representantes de cada uma das áreas do centro de compras – manutenção, limpeza, segurança, estacionamento, administração, atendimento ao cliente, Gestão de Pessoas, entre outras – apontaram as principais necessidades dos setores para minimizar os estímulos sonoros e visuais durante a visita ao shopping.
O centro de compras ainda vai promover momentos de diversão para o público infantil com TEA no parque Heróis Marvel. Foram disponibilizadas três sessões exclusivas e gratuitas com 20 minutos cada que vão acontecer no sábado, 29 de julho, às 9h, 9h20 e 9h40. As inscrições devem ser realizadas previamente através do site: www.salvadorshopping.com.br/horasilenciosa. E, no mesmo dia, às 10h, será realizado o evento “Ingresso Azul”, uma sessão planejada para acolher pessoas com TEA. O filme em exibição será “Elementos”. Os clientes com TEA e seus acompanhantes pagam meia entrada. As operações infantis Villa Encantada (Piso G1) e Planeta Imaginário (Piso L1) também têm benefícios exclusivos para o público neurodivergente. Mais informações através do SuperApp Salvador Shopping (disponível em Android e IOS).
Ações permanentes | Algumas iniciativas já foram implementadas de forma definitiva, como as vagas exclusivas de estacionamento para famílias de pessoas com TEA e os abafadores de som e ruídos, que estão disponíveis para empréstimo gratuito nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2; durante o horário de funcionamento do shopping.
Dados nacionais | A iniciativa é inédita no Brasil, país que possui cerca de 2 milhões de crianças autistas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse número, é cada vez mais urgente que a sociedade se informe sobre o autismo, que é uma configuração neurológica atípica, que provoca hipersensibilidade sensorial. O excesso de iluminação e locais com muito barulho costumam gerar ansiedade e inquietação aos autistas, o que pode provocar crises de estresse, com acessos de raiva ou ataques de pânico. É uma resposta do corpo, uma reação aos estímulos.
Ações adotadas pelo Shopping durante a Hora Silenciosa:
- Pausa no tráfego de carrinhos de coleta de lixo;
- Pausa no tráfego de segways;
- Utilização do rádio comunicação apenas com fones de ouvido;
- Desligar TVs, displays, totens e mega banners digitais, bem como rádio mall e letreiros das lojas;
- Redução da iluminação do mall;
- Retirada do áudio das cancelas de estacionamento;
- Suspensão secadores de mãos e de dispensers automáticos de cheiros nos banheiros;
- Fraldário, banheiros infantis e de adultos com distribuição de protetores auriculares;
- Distribuição de abafadores também nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2;
- Portas dos banheiros fechadas nesse horário para reduzir o barulho das descargas a vácuo;
- Os colaboradores do Condomínio do Salvador Shopping foram estimulados a utilizar os celulares em modo silencioso.