24 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Empreendedores precisam se cuidar com mesma dedicação que cuidam dos negócios

Foto: Divulgação / Decoding Potentials

Especialista em RH e mentora de empreendedores explica que rotina de empresários de alto impacto costuma ser estressante

Empreendedores de alto impacto costumam se dedicar exaustivamente aos negócios, gerando um efeito multiplicador que pode transformar economias inteiras. O problema é que tanta dedicação pode, naturalmente, causar reflexos negativos na saúde física.  

Segundo Karen Cartagena, especialista em recursos humanos, mentora de empreendedores e fundadora da Decoding Potentials, um hub de soluções para a gestão de pessoas, o Brasil é o terceiro pior país do mundo em termos de saúde mental e estima-se que, no mundo, sete em cada dez pessoas empreendedoras terão desafios com a saúde mental ao longo da jornada. “Os dados são citados em um estudo recente sobre o ecossistema publicado pela Endeavour”, conta. 

De acordo com Karen, empreendedores saudáveis geram negócios com alto potencial de crescimento sustentável, além de gerarem times mais produtivos, por isso é fundamental que cuidem da saúde com a mesma dedicação com que cuidam dos negócios. “Para se ter ideia, esse estudo mostra que 56,8% dos empreendedores de alto impacto consideram suas jornadas estressantes ou muito estressantes. É comum ter que trabalhar mais de 50 horas por semana neste cenário e ter problemas familiares por conta disso, sendo que muitos se tornam workaholic”, avalia. 

Para Karen, é preciso que os empreendedores de alto impacto incluam práticas de bem-estar na rotina para buscar um ponto de equilíbrio entre as muitas horas de trabalho e os cuidados com a vida pessoal. “Boas relações pessoais são a base para a saúde mental e precisam ser priorizadas. Observamos também que os empreendedores mais experientes trabalham menos horas porque conseguiram achar um meio termo entre a dedicação aos negócios e à dedicação à saúde e à família”, afirma. 

No caso das mulheres empreendedoras, Karen explica que há condições adversas de saúde mental em maior frequência que as dos homens. “O estudo mostra que elas têm mais ansiedade e ataques de pânico, além de considerar a jornada ainda mais estressante. Inclusive, elas têm mais dificuldade de balancear a vida profissional e pessoal”, diz. 

A mentora de empreendedores acredita que é preciso mais atenção ao tema da saúde quando se trata de empreendedores de alta performance, e aposta em práticas de bem estar como exercícios físicos, conexão social, terapia e espiritualidade como ferramentas de apoio. “Empreendedores que não adotam práticas como essa na rotina tendem a ter mais problemas de saúde, o que pode, consequentemente, afetar os negócios”, alerta. 

Sobre Karen Julliet Cartagena Rodriguez

Formada em Negócios internacionais e recursos humanos, com mais de 10 anos de experiência, contribuiu para o sucesso de renomadas empresas como o Grupo Votorantim, Nissan Motors Corporation, RENAULT e RAIZEN.  Tem um histórico em áreas-chave, incluindo a gestão de talentos, cultura organizacional, experiência do colaborador, desenvolvimento de programas de aprendizagem, atração e seleção de talentos e planejamento estratégico de recursos humanos. Fundadora da Decoding Potentials, consultoria de estratégia de pessoas que apoia empresas a pensarem a sua gestão de pessoas, ela é  especialista no desenvolvimento de líderes empreendedores. O seu propósito é  auxiliar líderes e profissionais de RH de startups e PMEs a otimizar a gestão de talentos de suas organizações. Já são mais de 30 organizações atendidas, incluindo mentorados na Forbes under 30.

Para saber mais, acesse o Linkedin, Instagram ou pelo site

Compartilhe:

MAIS LIDAS