Crédito da imagem: Freepik
Além de orientações, participantes conheceram Portais dedicados a capacitar brasileiros para uso seguro da internet
O superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Gustavo Borges, apresentou, nessa quarta-feira (25) em Encontro online sobre boas práticas de segurança digital, o Portal Dicas contra Fraudes, inserido no website do órgão regulador; e a analista de segurança do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) Lucimara Desiderá detalhou boas práticas para o uso da internet e materiais de referência em segurança online, disponíveis no Portal NIC.BR. A indicação dos repositórios de informações sobre segurança online aconteceu dentro das atividades da campanha #OutubroCiberseguro, promovida pela Anatel.
Borges destacou que no ambiente digital as pessoas devem adotar procedimentos seguros com a mesma ênfase dos de outros aspectos da vida cotidiana. Para Lucimara, “é ruim acreditar que a internet é um mundo virtual, os problemas da internet refletem na nossa vida”. Ela destacou que equipamentos pessoais são de muito interesse a atacantes virtuais. “Nossos celulares carregam a nossa vida, têm nossos documentos, acessos às nossas contas bancárias”, afirmou.
A analista de segurança destacou que em golpes como de phishing scam, que utilizam engenharia social e mensagens eletrônicas, os criminosos exploram sentimentos da vítima como a urgência, fazer tal coisa senão sua conta será bloqueada; o medo, se não fizer terá problema com alguma autoridade; ou a ganância, ofertas maravilhosas que a pessoa até desconfia, mas aposta que, justamente na sua vez, seja um erro de sistema. O NIC.br disponibiliza cartilhas de segurança para Internet e o Portal Internet Segura, com materiais para crianças, adolescentes, pais, responsáveis, educadores, além do público em geral.
Por meio do Dicas contra Fraudes, a Anatel difunde a prevenção a golpes dirigidos ao setor de telecomunicações e seus consumidores. O Portal contou com consultores externos à Agência, que contribuíram com informações sobre como se precaver do Golpe do WhatsApp Falso ou do Furto de contas de redes sociais e aplicativos, entre outras ameaças digitais. Foi também destacado pelo superintendente, o Portal Habilidades Digitais, também no website da Agência. Trata-se de um centro de informações sobre cursos online gratuitos, publicações e estudos, como o Guidelines on Child Online Protection (em inglês), e que conta com uma página dedicada a manter as crianças seguras no mundo digital.
O representante da Anatel citou também os sites Consulta Pré-Pago, que permite ao consumidor identificar em quais prestadoras de telecomunicações há linhas cadastradas com seu CPF, e #Fique Esperto, com dicas de segurança e proteção online. Borges afirmou também que, desde que a Anatel adotou novos procedimentos em relação à portabilidade numérica, não houve registro de novas ocorrências de sequestro de linhas de usuários.
Além do Encontro para promoção de boas práticas de segurança digital, o #OutubroCiberseguro realizou um evento sobre proteção online de crianças e adolescente e fraudes digitais e o lançamento dos Portais sobre prevenção a fraudes e alfabetização digital. “As boas dicas estão aí, se você as adota reduz as chances de ser a próxima vítima”, afirmou o superintendente ao término do Encontro.