28 de abril de 2025

Search
Close this search box.

ENGIE Brasil Energia vence duas categorias do Prêmio Expressão de Ecologia

Sede da ENGIE Brasil Energia / Foto: Divulgação ENGIE

Companhia foi reconhecida com projetos de gestão climática e economia circular

A ENGIE Brasil Energia venceu duas categorias do 31º Prêmio Expressão de Ecologia, tradicional premiação do setor criada em 1993 pela Editora Expressão. Nesta edição, foram 151 projetos inscritos, sendo selecionados 33 vencedores de 27 organizações diferentes. O objetivo é divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas. 

Na categoria Gestão ambiental, a ENGIE Brasil Energia foi premiada no setor energia com o projeto “Jornada pelo clima: Programa de Descarbonização de Fornecedores”. E na categoria Reciclagem, venceu no setor energia com o projeto “Economia circular no setor elétrico: reciclagem inovadora de painéis fotovoltaicos”. 

“Na ENGIE Brasil Energia, estamos comprometidos com a sustentabilidade em busca de uma sociedade mais justa para todos. Esse reconhecimento é mais uma evidência de que estamos no caminho certo, impactando positivamente o planeta e contribuindo como protagonistas no contexto da transição energética”, afirma a Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete. 

Lançado em 2024, o Programa de Descarbonização de Fornecedores da ENGIE Brasil Energia tem como objetivo engajar fornecedores no tema das mudanças climáticas. A Companhia incentiva e apoia a sua cadeia de valor a inventariar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a definir metas de descarbonização baseadas na ciência. Esse esforço reflete o compromisso da ENGIE com a gestão sustentável e a redução de emissões em sua cadeia, ação fundamental para o combate às mudanças climáticas. 

Já o projeto Economia circular no setor elétrico: reciclagem inovadora de painéis fotovoltaicos foi iniciado em Paracatu (MG) e expandido para Santa Catarina e Rio Grande do Norte, apresentando uma solução pioneira e inovadora para a reciclagem de painéis fotovoltaicos danificados, com foco em eficiência operacional e redução de impactos ambientais. Foi criado um processo logístico eficiente, que incluiu a construção de uma planta de reciclagem mais próxima à origem dos materiais, o que resultou na diminuição dos custos logísticos e na redução significativa das emissões de CO2. Uma parceria estratégica com outra empresa permitiu ainda o reaproveitamento de paletes de madeira, reduzindo ainda mais o volume de resíduos gerados. O projeto não só melhorou a eficiência do processamento dos materiais, mas também gerou impactos positivos ao evitar o descarte inadequado de resíduos e promover a reutilização de materiais.  

Veja aqui todos os vencedores.

Sobre a ENGIE 

A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a ENGIE investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros. 

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. 

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.  

Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.  

A ENGIE teve no país, em 2024, um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e somava 2.800 colaboradores. 

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia, a ENGIE Brasil Energia, cujo ticker é o EGIE3. Além de integrar o Novo Mercado da B3, a Companhia é uma das únicas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a ENGIE Brasil Energia foi incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. A Companhia também recebeu, em maio de 2024, a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos. 

O Grupo é negociado nas bolsas de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europa 120 / França 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X). 

Compartilhe:

MAIS LIDAS