Foto: Divulgação MDHC / Banco de Imagens
Os interessados em participar do processo eleitoral deverão preencher a ficha de inscrição a partir desta quarta-feira (10); prazo vai até 8 de junho deste ano
Entidades sem fins lucrativos interessadas em compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) no biênio 2023/2025 podem se inscrever a partir desta quarta-feira (10) neste site. Ao todo, serão escolhidas 18 organizações da sociedade civil com atuação relacionada à promoção e à defesa dos direitos da pessoa idosa. As entidades participarão do processo eleitoral na qualidade de candidatas e de eleitoras.
Poderão participar do processo eleitoral instituições sem fins lucrativos com filiais em no mínimo cinco unidades da Federação, e que estejam distribuídas em pelo menos três regiões do País. Para o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, esta etapa é importante no processo de ampliação da participação social no CNDPI.
“Uma inovação trazida pelo Decreto nº 11.483/2023 é a destinação de quatro vagas para entidades com atuação em temas relacionados com igualdade racial, mulheres, indígenas e população LGBTQIA+, com atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”, destaca o secretário ao comentar a abertura do processo seletivo.
Ainda na visão do gestor, o envelhecimento da população brasileira reflete iniquidades vividas por diversos grupos populacionais ao longo do ciclo de vida. “O país enfrenta o desafio de proporcionar a todos os brasileiros um envelhecimento de qualidade, em que sejam respeitados os direitos humanos das pessoas idosas e garantidos seus direitos de cidadania”, ressalta.
Passo a Passo para inscrição em PDF
Mais informações estão disponíveis na plataforma Participa + Brasil
Contatos:
Telefone – (61) 2027-3014
E-mail – eleicao.cndpi@mdh.gov.br