Foto: Freepik
A revolução tecnológica, impulsionada pela inteligência artificial (I.A.), está transformando profundamente diversos setores da economia, e a área da contabilidade não é exceção. Contadores, conhecidos por seu trabalho minucioso e preciso na gestão de finanças, agora estão incorporando a I.A. em suas rotinas para melhorar a eficiência e a precisão de seus serviços.
Uma das principais maneiras pelas quais a I.A. afeta o trabalho do contador é na automação de tarefas repetitivas e demoradas. Sistemas de contabilidade com I.A. podem classificar automaticamente transações, verificar dados, reconciliar contas e gerar relatórios financeiros, economizando horas de trabalho manual. Isso permite que os contadores se concentrem em análises mais complexas e estratégicas.
Além disso, a I.A. também aprimora a previsão financeira. Algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar grandes conjuntos de dados históricos e prever tendências financeiras com maior precisão do que métodos tradicionais. Isso não apenas ajuda as empresas a tomar decisões financeiras mais informadas, mas também permite que os contadores forneçam insights estratégicos valiosos aos seus clientes.
A XVI Convenção de Contabilidade da Bahia, que será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Cultura Cristã da Bahia, em Salvador, terá como tema central “Meta-contabilidade: Pessoas, Tecnologias e Conflitos Éticos”. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), refletirá a busca constante por evolução e adaptação na profissão contábil na era da I.A.
A integração da I.A. no trabalho do contador está redefinindo a profissão. “Embora algumas tarefas tradicionais possam ser automatizadas, os contadores devem abraçar a tecnologia e a usarem para aprimorar suas habilidades analíticas e estratégicas. A I.A. não substituirá, mas complementará os contadores, tornando-os parceiros valiosos na gestão financeira e na tomada de decisões empresariais”, ressalta o presidente do CRCBA, André Luis Barbosa.
XVI Convenção de Contabilidade da Bahia
Personalidades relevantes estão entre os convidados que palestrarão no evento. Entre eles, estão Geraldo Rufino, fundador da maior recicladora automotiva da América Latina; Jessica Senra, âncora da TV Bahia; Edgard Cornacchione, controlador-geral e professor da USP; Mário Dehon, subsecretário de Arrecadação Cadastros e Atendimento da Receita Federal do Brasil; e Patrick Matos, diretor de Contabilidade na Natura &Co.
A convenção reunirá profissionais, estudantes e professores das ciências contábeis para discutir estratégias inovadoras para os desafios enfrentados pela profissão, considerando os contextos sociais, econômicos e políticos atuais. Além disso, a programação da convenção contará com palestras, fóruns, painéis, discussões de trabalhos científicos, apresentação de cases e oficinas.
Os interessados em participar da XVI Convenção de Contabilidade da Bahia podem fazer sua inscrição e obter mais informações no site: http://convencao.crcba.org.br/.