Foto: Freepik
Vice-presidente do SERAC orienta quem quer garantir crescimento e longevidade escolhendo o sócio ideal
Escolher um sócio para um negócio vai muito além de uma parceria comercial. A decisão pode ser determinante para o crescimento ou o fracasso. Sócios com habilidades complementares, alinhamento de valores e uma gestão colaborativa tendem a construir negócios mais sólidos e sustentáveis no longo prazo. No entanto, muitas empresas não se atentam a esse fator e acabam enfrentando desafios que poderiam ser evitados com uma escolha mais criteriosa.
Segundo um levantamento do Sebrae, 50% das empresas no Brasil fecham as portas em até cinco anos. Um dos fatores determinantes para esse cenário é a falta de sintonia entre os sócios, o que pode levar a conflitos internos, má gestão e dificuldades na tomada de decisão. Já um estudo da Harvard Business School mostra que cerca de 90% dos líderes de alto desempenho, independentemente do perfil, possuem alta inteligência emocional, o que sugere uma forte correlação entre esse fator e o sucesso na comunicação e trabalho em parceria.
Para Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, um dos principais cuidados na formação de uma sociedade é a avaliação da compatibilidade entre os perfis dos sócios. “Nem sempre um amigo ou um ex-colega de trabalho será o parceiro ideal para um negócio. A complementaridade de habilidades é fundamental para que cada sócio atue em sua área de maior competência e, juntos, contribuam para o crescimento da empresa”, afirma.
Como identificar um sócio complementar?
Uma das estratégias mais eficazes para avaliar a compatibilidade entre potenciais sócios é o uso de metodologias de análise comportamental, como o perfil DISC, que categoriza os indivíduos em quatro grandes grupos de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Essa ferramenta ajuda a identificar como cada sócio pode contribuir para o negócio e como os diferentes perfis podem se equilibrar na gestão da empresa.
Além disso, testes de personalidade, como o MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), também podem ser úteis para entender melhor a dinâmica entre os futuros sócios, evitando conflitos e garantindo uma gestão mais fluida. “Empresas bem-sucedidas costumam ter uma combinação equilibrada entre sócios estrategistas e sócios executores, garantindo que a visão do negócio seja acompanhada por uma forte capacidade de implementação”, explica Jhonny Martins.
O executivo ressalta que, além da complementaridade de perfis, é fundamental que um sócio tenha os mesmos objetivos para o futuro do negócio. “Sócios que compartilham a mesma visão para a empresa tendem a tomar decisões mais coesas e a evitar conflitos que possam prejudicar a operação. Também é fundamental haver confiança e transparência na relação”, avalia Jhonny Martins.
Confira cinco critérios fundamentais para escolher um bom sócio, segundo o vice-presidente do SERAC:
- Alinhamento de valores e visão: Certifique-se de que o potencial sócio compartilha os mesmos valores e objetivos de longo prazo para o negócio.
- Habilidades complementares: Escolha alguém que traga competências que você não possui, agregando valor à gestão da empresa.
- Confiança e transparência: Estabeleça uma relação baseada na confiança mútua e na clareza sobre responsabilidades, metas e divisão de lucros.
- Compatibilidade de personalidades: Avalie se os perfis comportamentais são compatíveis para garantir uma convivência produtiva e harmoniosa.
- Visão de futuro alinhada: Assegure-se de que ambos os sócios têm expectativas semelhantes em relação ao crescimento e à direção da empresa.
Sobre Jhonny Martins
Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do SERAC, um hub de soluções corporativas. Instagram @jhonnymartins
Sobre o SERAC
O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária. Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac ou pelo site souserac.com.