Foto: Freepik
As dicas envolvem dietas equilibradas e ricas em nutrientes, garantindo uma melhor qualidade de vida
Muitos brasileiros veem o fast food e as comidas industrializadas como as opções mais práticas e rápidas para refeições durante o dia, seja no café da manhã, almoço ou jantar. Porém, essa decisão costuma trazer consequências a longo prazo para a saúde. Pensando nisso, Jussara Pessôa, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem, explica como garantir uma dieta equilibrada mesmo com a rotina corrida.
“O cardápio deve ser composto por alimentos frescos e ricos em nutrientes, evitando industrializados, pois possuem conservantes e gorduras prejudiciais. No café da manhã, considerado a refeição mais importante do dia, as opções mais práticas e saudáveis são aveia, iogurte com granola ou frutas frescas, torradas integrais, salada de frutas, smoothies e proteínas, como ovos e queijos. Também há os tubérculos, como macaxeira, inhame e batata doce. Eles vão manter a pessoa saciada e com energia”.
No caso do almoço, o prato deve ter carboidratos, proteínas e, caso a pessoa goste, verduras. “Há diversos restaurantes e self-services com foco em refeições saudáveis. Porém, se alimentar nesses locais quase todos os dias gera um gasto grande. Por conta disso, os brasileiros costumam preparar marmitas”.
O ideal é organizar as refeições durante o sábado ou domingo, dias que a rotina costuma desacelera um pouco, e para a semana inteira. “Prepare os alimentos em maior quantidade e os armazene na geladeira ou congelador, em porções individuais. Uma outra opção prática é a salada, que pode conter uma variedade de vegetais, proteínas e grãos”, explica a nutricionista.
Para o momento do lanche, a profissional indica frutas, sanduíches naturais, castanhas ou oleaginosas. E ainda ressalta a importância de se manter hidratado ao longo do dia, seja bebendo água, sucos naturais ou água de coco.