Caio, Carla (1º lugar), Marley (2º) e Carlos Carneiro na premiação/ Foto: Acervo Bracell
Carla Freitas desenvolveu um projeto que analisa dados para o manejo de pragas e doenças nos cultivos de eucalipto; outros dois estagiários da empresa ficaram em 2º e 3º lugares
A estudante Carla Freitas, estagiária na área de Planejamento na unidade florestal Bracell em Alagoinhas (BA), conquistou, na noite desta quarta-feira, 21, o Prêmio IEL de Talentos 2024, na categoria “Estágio”, dentro da modalidade “Estagiário Inovador” voltada a empresas de grande porte. O projeto premiado com o primeiro lugar foi o “MIPDetect – Manejo Integrado de Pragas e Doenças”, que compreende um conjunto de tecnologias e ferramentas que aprimoram os processos para facilitar o manejo de pragas e doenças nos cultivos de eucalipto, contribuindo para práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.
“Ser finalista e vencedora da premiação promovida pelo IEL não é só um reconhecimento dos meus esforços, mas um grande incentivo para continuar investindo na minha carreira”, afirma Carla, acrescentando que “participar de iniciativas voltadas à promoção de aprendizado, pesquisa e inovação, além de integrar uma equipe que também incentiva esses pilares, tem sido muito importante para o meu desenvolvimento profissional. Ter a liberdade de propor ideias e encontrar espaço para desenvolvê-las foi primordial para o MIPDetect”.
O projeto contou com a supervisão de Caio Ítalo de Oliveira Santos, que conquistou, no ano passado, o primeiro lugar na categoria “Estágio” nas esferas estadual (Bahia) e nacional do Prêmio IEL Talentos com o projeto “Formulário Inteligente para o Programa de Avistamento de Fauna Silvestre”. “Participar de um trabalho de inovação e desenvolvimento na Bracell tem sido uma experiência enriquecedora. A empresa valoriza e incentiva o desenvolvimento de ideias inovadoras, e, como supervisor do projeto vencedor, meu papel foi apoiar, orientar e incentivar a Carla para que transformasse uma ideia em um projeto de impacto”, afirma Caio, que atualmente é analista de geoprocessamento da empresa em Alagoinhas.
Outros dois projetos de estagiários da Bracell também foram finalistas na premiação, ficando em segundo e terceiro lugares na categoria “Estágio”, dentro da modalidade “Estagiário Inovador”. Trata-se do projeto “Identificação Automatizada de Colônias de Microorganismos Fitopatogênicos por Meio de Inteligência Artifical (FungIA)”, desenvolvido por Marley Souza, do Setor de Tecnologia Florestal (Setec) e P&D Florestal em Alagoinhas. Ele ficou em segundo lugar ao personalizar um software para aumentar a eficiência das análises e diagnósticos em laboratório dos fungos que afetam o eucalipto.
A terceira posição na premiação ficou com o projeto “Flexibilização do Sistema de Cinzas da Caldeira de Recuperação Bracell Bahia”, elaborado por Ricardo Leite, do setor de Engenharia de Projetos, na unidade da empresa no Polo Industrial de Camaçari. O projeto modifica o sistema de transporte de cinzas, permitindo manter a fábrica operando mesmo quando um dos transportadores necessita de manutenção.
“Pelo segundo ano consecutivo, projetos inovadores desenvolvidos pelos estagiários da Bracell conquistam o reconhecimento do Prêmio IEL Talentos. E isso nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo de incentivar, apoiar e investir no desenvolvimento da inovação e da pesquisa aliada a sustentabilidade em todas as etapas de nossos processos, fazendo com que novos talentos sejam descobertos, aprimorados e retidos na empresa”, afirma Carolina Linhares, gerente sênior de RH da Bracell.
Criado na Bahia, em 2004, o Prêmio IEL de Talentos é organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e, atualmente, ocorre em todos os estados do Brasil. Em sua 21ª edição, a premiação celebrou os 55 anos de fundação do instituto e reconheceu 16 vencedores, selecionados entre os 47 finalistas que competiram nas categorias e modalidades de “Empresa Inovadora”, “Estágio Inovador”, “Educação Inovadora”, “Inova Talentos” e “Aprendizagem”.