Foto: Divulgação / Centro Universitário Ages
Pedro Gabriel Oliveira Souza, de apenas 20 anos, foi aprovado no 39º Exame da Ordem; jovem ingressou na graduação aos 16 anos
O resultado do 39º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi divulgado na última-feira (15), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e colocou Paripiranga, cidade do interior da Bahia, em destaque. Com apenas 20 anos de idade, Pedro Gabriel Oliveira Souza, estudante do 9º período do curso de Direito do Centro Universitário Ages, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, sagra-se como um dos mais jovens aprovados do país.
Estudante de escola pública, o jovem entrou para a faculdade com apenas 16 anos de idade, logo após concluir o Ensino Médio, em 2020. Gabriel contou que sua preparação para aprovação no Exame ocorreu, principalmente, por conta de estágios práticos que realizou em instituições como a Delegacia da Polícia Civil de Paripiranga, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Ages, no Tribunal de Justiça e no Ministério Público do Mato Grosso e também no escritório de advocacia Lima e Amorim, no mesmo Estado. Além disso, segundo o aluno, a conquista do primeiro lugar no Concurso de Sustentação Oral realizado pela Ânima Nordeste também foi importante para sua aprovação.
“Tenho certeza de que minha aprovação resultou dessa prática jurídica, que é de suma importância para todo estudante de Direito, porque o mundo da legislação, em sua teoria, é perfeito, mas a prática do Direito é diferente do que prevê a legislação. Porém, eu consegui assimilar tanto a prática quanto a teoria, o que ficou comprovado com esse resultado”, comemorou o futuro advogado.
Ainda segundo Pedro, essa conquista também foi fruto de muita dedicação nos estudos. “Renunciei festas e finais de ano para buscar minha aprovação na OAB. Noventa por cento da prova é conteúdo e teorias e 10% é seu potencial. Além disso, é preciso ter fé, com a fé nós conseguimos alcançar nossos sonhos e objetivos e através dela que movemos montanhas”, reforçou.
Curiosamente, sobre a escolha do curso, o acadêmico conta que o Direito não era um sonho, mas tornou-se sua paixão logo que teve contato com o mundo jurídico. “Nunca foi meu sonho cursar Direito, mas logo nas primeiras disciplinas, quando passei a conhecer todo arcabouço jurídico, eu me apaixonei, acompanhado com as experiências com estágios. Sou feliz cursando Direito, sou realizado, e as experiencias só trouxeram mais sentido. Sem contar com a minha facilidade em oratória, encaixei tudo, e fui me preenchendo dentro da área”, revelou.
Para a coordenadora dos cursos de Direito & Negócios da Ages, Silvia Manoela S. de Jesus, a aprovação na OAB representa um importante momento da trajetória profissional, pois é o marco inicial de uma carreira. “Essa conquista é motivo de grande orgulho para toda a nossa instituição. A opção pelo aprendizado prático através do NPJ, e um modelo de estágio que prima pelo desenvolvimento das capacidades técnico-profissionais, fortalece o desenvolvimento discente. Estamos muito felizes com tamanho desempenho de Pedro, que ao longo de sua trajetória tem demonstrado esforço, dedicação e se destacado”, afirmou a coordenadora.