01 de dezembro de 2024

Search
Close this search box.

Estudo revela: 25% das pessoas que fazem refeições saudáveis comprometem sua dieta com lanches ultraporcessados

Quando se trata de manter uma alimentação equilibrada, muitas vezes nos concentramos nas refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar, negligenciando os lanches intermediários. No entanto, um estudo recente conduzido pela King’s College London, no Reino Unido, destaca a importância de escolher lanches saudáveis para manter uma dieta verdadeiramente equilibrada.

Muitas pessoas acreditam que, desde que suas principais refeições sejam compostas por alimentos saudáveis, podem descuidar e não seguir a mesma regra quando se trata de lanches. No entanto, esse estudo demonstra que essa suposição está longe da verdade. Na realidade, certos lanches ultraprocessados podem ser ainda mais prejudiciais para a dieta do que uma refeição não saudável.

O que chama a atenção dos cientistas é a descoberta de que mais de 25% dos participantes do estudo, mesmo fazendo escolhas saudáveis para as principais refeições, continuam a consumir rotineiramente lanches à base de alimentos ultraprocessados e guloseimas açucaradas. Isso levanta sérias preocupações sobre o impacto que esses lanches podem ter na saúde geral e na manutenção de um peso saudável.

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo alerta que os alimentos ultraprocessados, geralmente ricos em gorduras trans, açúcares refinados, conservantes e substâncias químicas prejudiciais, podem desencadear processos prejudiciais no organismo. Além disso, eles são frequentemente desprovidos de nutrientes essenciais, o que os torna um combustível inadequado para o corpo.

A epidemia silenciosa do câncer

A escolha de alimentos ultraprocessados também pode estar ligada ao aumento alarmante das taxas de câncer em jovens e adultos. Um estudo analisando dados do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Escola de Medicina da Universidade de Washington revelou um aumento nas taxas de câncer em pessoas com idades entre 25 e 29 anos nas últimas décadas, superando até mesmo as taxas de câncer entre idosos.

O alerta se estende ao câncer colorretal, que apresentou um aumento de 70% entre pessoas de 15 a 39 anos entre 1990 e 2019. Esse tipo de câncer está intimamente ligado ao consumo de alimentos ultraprocessados e produtos embutidos, que contêm ingredientes potencialmente cancerígenos.

“Diante dessas descobertas preocupantes, é fundamental repensar nossas escolhas alimentares, mesmo quando se trata de lanches entre refeições. Optar por opções saudáveis e nutritivas pode fazer uma grande diferença na manutenção da saúde e na prevenção de doenças graves, como o câncer”. Destaca o Dr. Ronan Araujo.

Indicações de lanches saudáveis para matar a vontade de comer “besteira” entre as refeições principais:

Frutas frescas: Opte por frutas como maçãs, peras, bananas, uvas, morangos ou fatias de melancia. Elas são ricas em fibras e vitaminas.

Iogurte natural: Iogurte grego ou iogurte natural com baixo teor de gordura é uma excelente fonte de proteína e probióticos.

Vegetais crus: Cenouras, pepinos, aipo e pimentões são ótimos quando combinados com hummus ou um molho de iogurte.

Nozes e sementes: Um punhado de nozes, amêndoas, castanhas ou sementes de chia é uma opção rica em gorduras saudáveis e proteínas.

Ovos cozidos: Os ovos são ricos em proteínas e fornecem uma sensação duradoura de saciedade.

Smoothies verdes: Misture espinafre, banana, abacate e um pouco de proteína em pó com água ou leite sem lactose para um lanche saudável e energizante.

Barras de cereais caseiras: Faça suas próprias barras de cereais com aveia, nozes, frutas secas e um pouco de mel.

Queijo Cottage ou Ricota: Eles são ricos em proteínas e podem ser combinados com frutas ou vegetais.

Pipoca caseira: Prepare sua pipoca em casa, evitando manteiga e sal em excesso.

Picles: Picles de pepino ou outros vegetais são baixos em calorias e adicionam sabor ao seu lanche.

Tofu com molho de soja: Cubos de tofu com molho de soja são uma escolha proteica e salgada.

Abacate amassado em torradas de trigo integral: O abacate fornece gorduras saudáveis e é delicioso em torradas.

Bolinhos de aveia e banana: Misture aveia e banana para fazer bolinhos de aveia assados no forno.

Chá-verde ou infusões: Uma xícara de chá-verde ou uma infusão de ervas pode ajudar a suprimir o apetite.

Lembrando que a chave para um lanche saudável é escolher opções ricas em nutrientes, como proteínas, fibras e gorduras saudáveis, em vez de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar. Experimente essas ideias e ajuste-as ao seu gosto pessoal e às suas necessidades dietéticas específicas.

“Nossas escolhas de lanches importam tanto quanto as principais refeições quando se trata de manter uma dieta equilibrada e promover a saúde a longo prazo. Portanto, pense duas vezes antes de optar por aquele lanche ultraprocessado e faça escolhas que beneficiem seu corpo e bem-estar. Seu futuro saudável agradecerá”. Conclui o Dr. Ronan Araujo.

Mais Sobre Dr. Ronan Araujo:

Formado em medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, médico especializado em nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com foco em causar impacto e mudar a vida das pessoas através de sua profissão, ele também se tornou membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o leva a ser atualmente um dos médicos que mais conhece e entrega resultados quando falamos sobre emagrecimento e reposição hormonal.

O Dr. Ronan Araujo quer influenciar na mudança de estilo de vida, de hábitos e ajudar as pessoas a viverem mais tempo e com mais qualidade. “Não é apenas sobre emagrecimento, é sobre transformar vidas”, é um dos lemas do médico. Com atendimento único, acolhedor e resultados rápidos na parte da estética e da saúde. 

Compartilhe:

MAIS LIDAS